Notícias
Compartilhar

Ação Educativa lança livro sobre a ideologia do movimento Escola Sem Partido

Em 2014, o movimento Escola Sem Partido tomou força e ganhou visibilidade com a tramitação de projetos de lei sobre o tema em municípios e estados brasileiros. O debate público sobre a controvérsia do movimento se intensificou em 2016, a partir da conjuntura política vivida no país e das disputas colocadas no campo da educação.

“Doutrinação ideológica” e “neutralização escolar” são algumas das expressões utilizadas pelos que defendem o movimento, cujo objetivo é restringir os conteúdos de ensino e o processo de aprendizagem baseando-se numa pretensa ideia de neutralidade do conhecimento, como se as escolas brasileiras realizassem, em seu cotidiano, o chamado “assédio ideológico”.

A Constituição de 1988 prevê o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. “Falsamente baseando-se neste princípio, o movimento Escola Sem Partido pretende categorizar alguns conteúdos como “doutrinários”, em detrimento de outros. A abordagem de gênero e raça na escola, fundamental no combate ao machismo, à homofobia e ao racismo, seriam supostamente “doutrinários”, pois atentariam contra valores morais da família”, aponta Roberto Catelli Jr., coordenador de projetos de educação da Ação Educativa.

Nesse sentido, conquistas no campo educacional que visam uma educação pública gratuita, laica e de qualidade, como a aprovação do Plano Nacional de Educação e a Lei 10.639/03, estão diretamente prejudicadas pela proposta do Escola Sem Partido.

O pluralismo de ideias constitui a educação, que tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, a Ação Educativa lança a coletânea “A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso”.

São 18 artigos, alguns já publicados na grande mídia e outros escritos especialmente para essa edição. “Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes”, afirma Vera Masagão Ribeiro, doutora em Educação pela PUC-SP e coordenadora executiva da Ação Educativa, ao apresentar o livro.

A Ação Educativa acredita que a disseminação de informação e a produção de conhecimento referenciado e embasado são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade, que fomente a participação e a construção democrática de escolas e sistemas escolares. “As vozes contrárias às propostas do Escola Sem Partido são numerosas entre educadores, intelectuais, jornalistas, parlamentares, ativistas de movimentos sociais, cidadãos e cidadãs identificados com valores democráticos, com os direitos das populações discriminadas historicamente, com o papel central da escola na formação de sujeitos críticos e com o princípio da igualdade”, diz Vera.

Livro “A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso”.

Vendas:
Sede da Ação Educativa, para retirada imediata. Rua General Jardim, 660, Vila Buarque – São Paulo/SP
Na Livraria Martins Fontes. Acesse aqui.
Na Livraria Cultura. Acesse aqui.

Comentários: