Notícias
Compartilhar

#20AnosEmAção em 2015

A Ação Educativa, no marco dos seus 20 anos de trajetória, vem fortalecendo sua luta por direitos educativos, culturais e da juventude. São duas décadas de uma história que começou muito antes, ainda em 1974, quando no Programa de Educação Popular do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi), articulou-se uma equipe de educadores/as vinculados ao movimento latino-americano de educação popular e cuja atuação, marcada pela defesa das liberdades políticas, gestou os alicerces do que viria ser a Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação.

Em 2015, queremos continuar inovando nas estratégias para compartilhar conhecimentos, apostando na atuação e no fortalecimento político de redes, articulações e movimentos da sociedade civil, aprimorando nossa capacidade de construir coletivamente alternativas para o nosso presente e para o presente das futuras gerações.

Continuaremos trilhando no caminho da defesa de direitos e na luta por uma sociedade mais democrática, justa e igualitária. Que em 2015 nossas mobilizações sejam ainda maiores!

A Ação Educativa estará em recesso a partir do dia 19 de dezembro e retomará as atividades dia 5 de janeiro de 2015. Boas festas!

PORONGA: E ESTE FOI O INÍCIO DE TUDO!

Em 1982, a equipe de educação popular do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) – precursor da Ação Educativa –, por solicitação do Centro de Documentação e Pesquisa da Amazônia, elaborou o Conjunto Didático Poronga, para Alfabetização de homens e mulheres que viviam e trabalhavam no seringal Nazaré, município de Xapuri, no Acre, ação inserida no bojo de um projeto de desenvolvimento econômico, social e de educação popular.

O trabalho foi feito com o Sindicato dos Seringueiros de Xapuri, encabeçado por Chico Mendes, e seu título refere-se à lamparina que os seringueiros da Amazônia usam na cabeça quando saem, na madrugada, para fazer extração do látex. O conjunto é composto de três cadernos:Português, contendo uma cartilha e exercícios complementares, Matemática e Orientações para o monitor.

Comentários: