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2ª edição do Seminário Educação para o Desenvolvimento Local ocorre na Zona Leste paulistana

Encontro reuniu moradores/as, diretores/as de escolas públicas, professores/as, alunos/as, gestores/as públicos, ativistas e representantes de organizações da sociedade civil para repensar a realidade dos distritos por meio da educação.

Foram várias reuniões de organização realizadas desde o início do ano, 108 pessoas e 49 organizações envolvidas durante todo o processo de construção da segunda edição do seminário “Educação como desenvolvimento local”, realizado no dia 30 de agosto. Com o objetivo de formular propostas de ações e compromissos em torno de doze eixos temáticos (Transporte, Escolaridade, Comunicação, Elaboração de políticas, Economia local, Segurança pública, Saúde, Pesquisa sobre realidade local, Pessoas com deficiência, Gestão escolar, Equilíbrio ambiental e Convivência escolar), os 320 participantes puderam debater e refletir sobre a realidade de alguns dos distritos mais vulneráveis da capital paulista.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Comendador Vicente Amato Sobrinho, Clarice Martinez, também responsável por organizar a metodologia do grupo de trabalho (GT) sobre pessoas com deficiências, destaca o envolvimento dos presentes nas discussões, sobretudo dos familiares dos alunos e alunas da escola, que partilharam suas contribuições no encontro.

“Conhecíamos o projeto e nos interessamos pelo tema da educação inclusiva porque esta é a nossa vivência, temos muitos casos de alunos deficientes em nossa escola. Ao trazer a proposta do seminário para a comunidade escolar, conseguimos construir um movimento que envolveu mães e familiares de alunos/as, bem como de ex-alunos/as interessados. Assim ampliamos o horizonte, nos aproximamos da perspectiva familiar sobre a temática. Acredito que pensar o lugar da escola e da nossa região nesse contexto se dará de maneira muito mais sintonizada com as demandas reais.”, salienta.

Já a jornalista e educomunicadora da Fundação Tide Setúbal, Andrelissa Ruiz, ressalta as oportunidades de mobilização viabilizadas pelo seminário. Como responsável do GT de Comunicação, Andrelissa coordenou a cobertura do evento, realizada por um grupo de 36 adolescentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Pedro Leite Cordeiro, localizada na Cidade Kemel, extremo leste de São Paulo.

Em parceria com os professores Catia Dassiano e Darcio Vásquez, coordenadores da Rádio Cordeiro – rádio da escola que realiza transmissões durante o intervalo das aulas na Emef – foram promovidas três oficinas de técnicas de entrevistas, construção de pautas e produção audiovisual. Além disso, antes do seminário, pensando na familiarização com os assuntos a serem abordados no encontro, os/as alunos/as elaboraram programas sobre os eixos temáticos. Durante o evento, divididos em 12 equipes, os estudantes produziram vídeos e entrevistas.

Andrelissa explica que será realizada uma oficina de edição de vídeos com os jovens, “a intenção é garantir acesso aos recursos e ferramentas, para que eles, com autonomia, construam as narrativas a partir de diferentes perspectivas, olhares e recortes”.

Em cada GT foram feitas várias propostas e definidas três ações prioritárias por tema. A ideia é que os grupos realizem ao longo de outubro novas reuniões para encaminhar os compromissos assumidos. Em novembro, um  encontro geral será promovido para fazer um balanço das atividades pós-seminário. A próxima agenda está por conta do GT de Equilíbrio Ambiental, que se reúne no dia 7 de outubro às 10h, no CEU Quinta do Sol (Avenida Luís Imparato, 564).

Confira as ações prioritárias por eixo temático:

Transporte

• Melhorar a qualidade da pavimentação das vias públicas, a sinalização, os corredores exclusivos de ônibus e a cobertura dos pontos de ônibus principalmente próximo às unidades escolares e às unidades de saúde;

• Capacitar funcionários para melhor atendimento principalmente de pessoas idosas, com deficiência e gestantes, incluindo aumento de assentos especiais para estas pessoas;

• Maior fiscalização das calçadas e vias públicas.

Escolaridade

• Difundir informação sobre o direito legal a serviços escolares;

• Distritos mais vulneráveis devem ter prioridade para receber unidades de educação profissional dos governos estadual e federal;

• Programa consistente de construções e reformas escolares, articulado entre os três níveis de governo priorizando educação infantil e educação superior.

Comunicação

• Formular políticas públicas de educomunicação a partir da visão da comunidade;

• Mapear e articular as mídias locais em uma rede de comunicação para fortalecer a participação cidadã;

• Criar uma agência de comunicação na Zona Leste para produzir conteúdo da comunidade a veicular na rede de comunicação.

Elaboração de políticas

• Empoderar as subprefeituras por meio de maior orçamento e autonomia das decisões locais;

• Investimento e orçamento público atrelado aos indicadores sociais (IDH-Índice de Desenvolvimento Humano, IPVS-Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, renda) e estabelecimento da obrigatoriedade de construção de indicadores de impacto das mudanças proporcionadas pelas ações governamentais;

• Empoderar os conselhos deliberativos de políticas públicas como instrumentos democráticos de tomada de decisões e de fiscalização das ações por meio do incentivo à formação política.

Economia local

• Educar para empreender a fim de assegurar o protagonismo social;

• Garantir a participação da comunidade nas discussões com o poder público sobre o desenvolvimento local;

• Estruturar um grupo de trabalho sobre economia local nos planos de bairro e gerar um observatório de desenvolvimento social e econômico.

Segurança pública

• Reunir órgãos competentes, apresentar os problemas e as demandas e cobrar um plano estratégico de ações;

• Contar com profissionais da saúde nas escolas;

• Reforma política com voto distrital.

Saúde

• Debates e sensibilização social para a reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea e comportamento de risco (álcool e outras drogas, nutrição etc.) e ampliação dos serviços de saúde mental para um cuidado integral de indivíduos e famílias;

• Fortalecimento de rede intersetorial de proteção e promoção da saúde;

• Instauração de ações voltadas ao cuidado do cuidador (vida cuidando de vida).

Pesquisa sobre realidade local

• Articulação de universidades com escolas públicas de nível básico para produção de conhecimento, atravessando as esferas federal, estadual e municipal;

• Fortalecer os colegiados com a participação e voz da comunidade, contextualizando e qualificando as informações para o controle social;

• Criar um fórum permanente para estudo e pesquisa do território com publicações impressas e audiovisuais.

Pessoas com deficiência

• Criar mecanismos nas escolas no nível federal, estadual e municipal, sobre formação especializada e atendimento na perspectiva da educação inclusiva, respeitando a carga horária do(a) professor(a);

• Inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho através de um centro de recursos humanos regional para preeencher as quotas estabelecidas pela legislação brasileira, oferecer capacitação profissional, contar com um banco de dados para informar empresas que buscam profissionais e fazer parcerias com universidades para incentivo a práticas esportivas;

• Munir as secretarias de educação e de saúde com informação sobre o número de crianças com necessidades especiais para criação de centros de apoio em todas as regiões do município, com equipes multidisciplinares (fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, neurologistas, assistentes sociais entre outros) que atuem com as unidades escolares e as de saúde.

Gestão escolar

• Criar o Fórum de Gestão Colaborativa da Zona Leste: grupos setores de matrícula; grupos regionais; grupos intersetoriais;

• Formar gestores, coordenadores e pessoal administrativo para a gestão colaborativa com criação de uma página dinâmica na Web;

• Políticas intersetoriais para as escolas, específicas para as regiões mais vulneráveis, com quadro de profissionais (equipe gestora/coordenadores) mais adequado à demanda (diminuição da sobrecarga administrativa/disciplina).

Equilíbrio ambiental

• Formação continuada em parceria com secretarias estaduais e municipais, parques, Sesc-Itaquera e USP Leste;

• Implementar o programa Escola Sustentáveis, do MEC;

• Criar um comitê de sustentabilidade da Zona Leste para a Agenda 21 com o fortalecimento do Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida).

Convivência escolar

• Criar grupos de trabalho para refletir sobre a melhora do convívio escolar;

• Fortalecer a parceria entre escola e família em práticas que estimulem a participação das famílias nas ações da escola;

• Estabelecer parcerias entre escola e órgãos externos para constituir uma rede de proteção de estudantes.

Para mais informações, os interessados podem procurar os responsáveis por cada um dos GTs, segue a lista de contatos.

Grupo de Trabalho

Responsáveis

Transporte – Ampliar e adequar transporte público para circulação intra e inter bairros e municípios vizinhos

Euclides Kiko Mendes (CEFAT)

euclides@cefat.org.br

Escolaridade – Aumentar a cobertura e o aproveitamento dos serviços de escolarização básica e superior

Elie Ghanem (USP)

elie@usp.br

Comunicação – Desenvolver a comunicação comunitária através de diversos meios

Andrelissa Ruiz (Fundação Tide Setúbal) andrelissa_tr@yahoo.com.br

Elaboração de políticas – Diálogo entre comunidades e poder público em torno do planejamento democrático e integrado das ações de seus diferentes setores

Anderson Migri da Cunha (Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche) anderson.migri@ig.com.br

Economia local – Dinamizar com investimentos no território e humanizar com ações de economia solidária

Viviane D’Almeida (Instituto Alana)

viviane@alana.org.br

Segurança pública – Estabelecer uma política democrática intersetorial

Pedro Cerri Filho (Conseg Jardim Helena) p.cerri@uol.com.br

Saúde – Implementar medidas permanentes de promoção e tratamento da saúde

Paulo Martins Moreira (conselheiro UBS Romano) paulobomgot@gmail.com

Pesquisa sobre realidade local – Envolvendo escolas, universidades, órgãos públicos e associações

Valter Costa (DRE Itaquera) valterdealmeidacosta882@gmail.com

Dionel Costa Jr (DRE Itaquera)

dionelcjunior@gmail.com

Zilda Borges da Silva (DRE Itaquera) zildaborgesdasilva@ig.com.br

Ocimar Leme (Emef Dr José Pedro)

cidbrown@uol.com.br

O 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local é resultado do apoio institucional e organização das seguintes organizações e órgãos públicos: Diretoria Regional de Educação São Miguel, Diretoria Regional de Educação Itaquera, Diretoria de Ensino Leste II, Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação e USP Leste), CIC-Centro de Integração e Cidadania Leste, Ação Educativa, Cenpec, Fundação Tide Setúbal, Instituto Alana, Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche e rádio Integração.

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