Notícias
Compartilhar

Campanha ‘Mais Direitos, Mais Democracia’ é lançada em Brasília

Mais de cem pessoas, representando cerca de 80 entidades que atuam na defesa dos direitos humanos e movimentos sociais, estiveram presentes no lançamento da campanha nacional ‘Mais Direitos, Mais Democracia’ – Todos os Direitos para Todas as Pessoas, realizado na quinta-feira (28/07) em Brasília. O evento também contou com a presença da Dr.ª Deborah Duprat, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal

A campanha é uma iniciativa as redes Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, que vem sendo construída coletivamente por redes, entidades e movimentos sociais e tem como objetivo fazer uma disputa de valores no campo dos direitos humanos e da garantia e ampliação da democracia no Brasil. Ela é fruto da necessidade de se combater a perda de direitos conquistados, que vem sendo promovida pela soma das parcelas de políticos ligados à chamada bancada conservadora e fundamentalista. A Ação Educativa faz parte da coordenação executiva da campanha.

A própria democracia como princípio norteador do Estado brasileiro vem sendo posta à prova, com ações que priorizam a moral privada em detrimento da ética pública e que escancaram, no cotidiano, o fascismo, o machismo e o racismo presentes na sociedade. Embora uma campanha não seja suficiente para acabar com as violações de direitos humanos, certamente, se constituirá em importante instrumento de fortalecimento das redes e movimentos sociais e entidades que atuam nas lutas em defesa dos direitos humanos. Para tanto, se propõe a atuar a partir de três eixos estratégicos:

a) comunicação e sensibilização – buscando uma ampla articulação entre parceiros nacionais, regionais e locais, a campanha pretende sensibilizar a sociedade sobre o que são direitos humanos e sua conexão direta com a democracia. A ideia é que a campanha alcance um público amplo, para além dos sujeitos diretamente envolvidos com a promoção e defesa dos direitos humanos;
b) articulação e mobilização – pretende, ainda, afirmar a identidade e a autonomia de grupos oprimidos e marginalizados, bem como promover a mobilização destes grupos para uma atuação de convergência. A campanha se propõe a ser um espaço para potencializar as lutas que já estão em curso e que, muitas vezes, por estarem isoladas não produzem o impacto desejado. Isso permite fazer dela uma oportunidade de produzir ações em rede, ora pela atuação nas ruas, ora pela promoção de incidência política junto ao Estado, órgãos nacionais e organismos internacionais de direitos humanos;
c) formação política – pretende, ainda, realizar processos formativos com os diferentes grupos e entidades envolvidas de forma a construir novos conceitos e metodologias que objetivem a ampliação de direitos e a consolidação de uma sociedade mais democrática e participativa.

A campanha tem, ainda, como objetivos principais afirmar a compreensão de direitos humanos como conteúdo ético, jurídico e político e como base para a construção de uma cultura de direitos para todas as pessoas; defender a democracia e aperfeiçoar o ambiente democrático como valor fundamental para a construção de uma sociedade participativa, solidária, plural e com justiça para todos e todas; e promover o reconhecimento e a afirmação das identidades de sujeitos e grupos e enfrentar posturas e práticas discriminatórias contra estes, visando à construção de uma cultura de direitos no país.

Ao final do evento foi lido o Manifesto Mais Direitos, Mais Democracia, o qual ressalta que a campanha “acontece em importante momento para país, em que direitos historicamente conquistados vêm sendo atacados pela soma das parcelas de políticos ligados à chamada bancada conservadora e fundamentalista”. O Manifesto está aberto a adesões no site.

Confira as fotos do evento
Não pôde acompanhar a transmissão ao vivo? Assista aqui ao vídeo do lançamento.
Acesse o site da campanha: http://maisdireitosmaisdemocracia.org.br/
Fonte: Plataforma Dhesca e Campanha Mais Direitos, Mais Democracia

Comentários: