Notícias
Compartilhar

Projeto JADE abre inscrições para curso de formação sobre educação para jovens da escola pública

As atividades vão acontecer na Ação Educativa e os interessados podem se inscrever até 20 de março pelo site

Estão abertas as inscrições para o projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), iniciativa realizada pela Ação Educativa com o objetivo de oferecer formação política para jovens da escola pública com foco no direito à educação. Ao longo de oito meses, os jovens debaterão a qualidade da escola, as desigualdades de raça e gênero presentes na sociedade e os desafios relacionados ao mercado de trabalho e ao acesso ao ensino superior (faculdades e universidades). A formação terá início no dia 07 de abril e ocorrerá às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h.

Serão selecionados 20 jovens moradores das regiões de Sapopemba e de São Mateus, com idade entre 16 e 20 anos, que estejam cursando o Ensino Médio (ou tenham recentemente concluído essa etapa de ensino), interessados nas discussões relacionadas à educação e que tenham, por fim, disponibilidade para tomarem parte de um processo de formação de longo prazo.

Os jovens receberão auxílio transporte e bolsa-trabalho no valor de meio salário mínimo, oferecida mediante parceria entre a Ação Educativa e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.

Se você é jovem, aluno ou ex-aluno de ensino médio da rede pública, morador das regiões de Sapopemba e de São Mateus e tem entre 16 e 20 anos de idade, realize sua inscrição através do formulário on-line.

História

O projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE) vem sendo realizado pela Ação Educativa desde 2007. Seu objetivo é oferecer um processo de formação voltado a jovens moradores da Zona Leste da cidade de São Paulo, tendo o direito à educação como principal temática.

Ao longo de 2014, a formação concentrou-se nas discussões relacionadas às relações de poder existentes no cotidiano da escola e às desigualdades persistentes que permeiam o acesso de jovens pobres ao ensino superior público. Ao final do curso, os jovens produziram dois vídeos, que podem ser acessados no site Tô no Rumo.

Formação Jovens Agentes pelo Direito à Educação

Quem pode participar: alunos e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas, que residam na região de Sapopemba e de São Mateus e que tenham renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo.

Duração: oito meses, com início em abril e encontros duas vezes por semana (terça e quinta), no período da tarde.

Local: Sede da Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (próximo ao metrô República)

Inscrições: de 27 de fevereiro a 20 de março no site acaoeducativa.org.br, através de formulário on-line. A seleção inclui apresentação do curso e entrevista individual.

Bolsa-auxílio mensal no valor de meio salário mínimo e auxílio transporte

Informações: acaoeducativa.org.br | projetojade@acaoeducativa.org | (11) 3151-2333

Realização: Ação Educativa

Apoio: Prefeitura de São Paulo| NCA | TDH

Leia mais:

Representação da cultura negra é tema de visita do JADE à Pinacoteca

Projeto JADE completa ciclo de cinco anos com vídeos sobre ensino médio

 

Comentários: