Escrito a partir da experiência de 10 anos promovendo a Expo Graffiti – exposição comemorativa do Dia do Graffiti realizada anualmente na sede da Ação Educativa – o coordenador da área de Cultura, Antonio Eleilson Leite, lança o livro Grafitti em SP – tendências contemporâneas na próxima terça-feira (18). O local escolhido para partilhar as experiências trazidas na obra, que apresenta facetas pouco conhecidas do graffiti paulistano, é a Livraria Suburbano Convicto, do escritor Alessandro Buzo. Lugar que reúne grande acervo das produções culturais periféricas, além de clássicos da literatura.
O encontro começa às 19h30 e a entrada é grátis.
Graffiti em SP – tendências contemporâneas
Obra traz um histórico da exposição comemorativa do Dia do Graffiti realizada anualmente na sede da Ação Educativa, desde 2004. Nas suas 10 edições, o evento reuniu 223 obras de artistas individuais e de coletivos. Passaram pela Expo Graffiti desde os pioneiros como Carlos Matuk e Hudinilson, falecido em 2013, até a geração hip hop, passando pelo graffiti anarquista e a introspectiva arte produzida por adolescentes internos da Fundação Casa.
Ao se debruçar sobre esta experiência, Antonio Eleilson Leite, observou três características importantes do Graffiti atual em São Paulo: a emergência de coletivos; a ampla presença feminina e a afirmação de um graffiti negro. O organizador da obra, juntamente com Carolina Moraes, discorre sobre essas três evidências apontando artistas de referência e os processos que vieram por definir essas facetas no panorama atual da arte urbana em São Paulo.
Com mais de 50 imagens, Graffiti em SP traz uma importante iconografia e também reproduções dos catálogos feitos por Bete Nóbrega, esta, também, grafiteira que aparece tanto como artista feminina, quanto como integrante do coletivo Stencil Graffiti. Desses catálogos são reproduzidos textos preciosos feitos por João Spinelli, Paulo Klen, José Roberto Aguilar e Sergio Franco, aumentando ainda mais a dimensão colaborativa do livro que tem prefácio do rapper Criolo.
Serviço:
Graffiti em SP: tendências contemporâneas
Organizador: Antonio Eleilson Leite, historiador, programador cultural, coordenador de cultura da Ação Educativa
Editora: Aeroplano Editora, Rio de Janeiro
Preço: R$ 25,00
Local:
Livraria Suburbano Convicto
Endereço: Rua 13 de Maio, 70 – 2o andar – Bela Vista – São Paulo
www.sarausuburbano.blogspot.com
Leia mais:
O coordenador da Ação Educativa, Antonio Eleilson Leite, lança livro sobre as tendências contemporâneas do Graffiti em São Paulo
Cultura de periferia assume lugar de destaque no Programa Jovem Monitor
Agenda Cultural da Periferia amplia a equipe e lança novo site em 2014