Notícias
Compartilhar

Futuro das organizações de cidadania ativa é tema de publicação do Grupo Pedras Negras

O Grupo Pedras Negras (GPN) lançou neste mês de março a publicação eletrônica “Um debate sobre o futuro das organizações de cidadania ativa” (baixa aqui), que traz uma sistematização feita pelo grupo a partir de um longo processo de diálogo e compartilhamento de sonhos, buscas, análises e dúvidas diante dos novos desafios, das responsabilidades e das possibilidades das organizações de cidadania ativa.

Surgido a partir de uma demanda da Oxfam Novib ao Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Grupo Pedras Negras reuniu representantes de nove importantes organizações de defesa de direitos do país (Ação Educativa, Ibase, Centro de Cultura Luiz Freire, Centro de Educação Imagem Popular, Fase, Geledés, Instituto de Estudos Socioeconômicos, Instituto Pólis e SOS Corpo), com o objetivo de contribuir para a construção de sociedades mais justas, igualitárias e sustentáveis por meio do fortalecimento de organizações da sociedade civil.

Para isso, o grupo realizou, entre os anos de 2008 e 2011, debates, análises e reflexões da conjuntura política nacional e internacional em suas diferentes áreas de atuação, tendo sempre em vista o fortalecimento da cidadania ativa.

A publicação sintetiza os caminhos trilhados e as saídas apontadas. “É importante preservar a memória deste encontro e o que foi discutido e pensado durante estes anos para que este debate não se perca. E, ainda, possa ser acessado por todos”, diz Cândido Grzybowski, diretor do Ibase.

Leia também:
Organizações que defendem direito humano à educação na América Latina participam de intercâmbio de experiências

GT Educação se prepara para o Fórum Social Mundial 2013

FSM 2013: Veja tudo o que está previsto para acontecer no Fórum da Tunísia

Espaço da sociedade civil na governança internacional é tema de seminário na Ação Educativa

Comissão do Plano de Educação de SP se reúne com secretário e reivindica mais participação social

Comentários: