O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GRRI) realizará, em julho, uma conferência nacional para debater a política de relações exteriores do Brasil. O evento “2003-2013: Dez anos de uma nova política externa” tem o objetivo de pensar a atuação do país em um mundo pautado por aguda crise econômica e pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais, ao mesmo tempo em que o governo brasileiro estabelece novas parcerias políticas, econômicas e culturais.
A conferência será realizada no campus da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo, entre os dias 15 e 18 de julho e será constituída por palestras, debates e oficinas com dirigentes governamentais, lideranças políticas, acadêmicos e representantes de organizações sociais e estudantis.
A crescente inserção internacional do Brasil tem incentivado o aumento dos debates sobre como a participação brasileira tem se realizado e as novas dinâmicas e relações no cenário internacional. O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GRRI) se constituiu, em 2012, com o objetivo de formar um espaço de reflexão e produção acerca da nova inserção internacional brasileira, que possa colaborar para a construção de uma política externa democrática, justa e inclusiva.
O grupo é formado por intelectuais, pesquisadores e lideranças sociais, sindicais e políticas vinculados ao campo progressista, que se reúnem periodicamente para refletir sobre o tema. A Ação Educativa é parte do grupo através da participação do coordenador da unidade internacional, Sérgio Haddad.
Mais informações sobre o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais e sobre a Conferência em blogbrasilnomundo.wordpress.com.
Leia também:
Comunidade educacional internacional debate os significados da educação no FSM 2013
Debates sobre a Primavera Árabe e a luta das mulheres marcam o Fórum Social Mundial 2013
Veja um balanço das lutas da Abong no último triênio
Organizações que defendem direito humano à educação na América Latina participam de intercâmbio de experiências