O projeto Tô No Rumo lança nesta segunda-feira, 21/03, o edital de seleção EM LUTA – Estudantes por um Ensino Médio de Qualidade!, com inscrições abertas até dia 14 de abril.
Por meio do edital, a Ação Educativa e o Projeto Tô no Rumo – Jovens e escolha profissional, convidam coletivos juvenis, grêmios estudantis e grupos de estudantes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo a participarem do Edital Público EM LUTA – Estudantes por um Ensino Médio de Qualidade! O objetivo do edital é fortalecer e valorizar iniciativas juvenis de escolas de Ensino Médio da Região Metropolitana de São Paulo e possibilitar a formação de uma rede de estudantes de diferentes localidades da cidade.
Sabemos que o período de pandemia afetou a vida de jovens de maneira particular, principalmente no que se refere a seu acesso à educação. Se antes já era difícil se organizar no espaço escolar e discutir o direito à uma educação de qualidade, e perspectivas de futuro, esse desafio aumentou com os impactos da pandemia, a falta de acesso à internet e a necessidade de muitas/os jovens procurarem por trabalho diante da diminuição de renda de suas/seus familiares. Assim, a proposta do Edital é dar apoio técnico e financeiro para estudantes colocarem em prática projetos novos ou já existentes, que contribuam para um ou mais destes objetivos:
a) ampliar e fortalecer a organização coletiva de estudantes nas suas escolas;
b) ajudar a identificar e dar visibilidade aos desafios diversos que têm sido vivenciados desde o início da pandemia de Covid 19, e que influenciam diretamente nos estudos, na vida escolar e nos projetos futuros das/os jovens estudantes;
c) ampliar a capacidade de diálogo de jovens com a escola, entre estudantes e com as políticas educacionais, no sentido de garantir uma educação de qualidade e maior participação da juventude;
d) auxiliar jovens estudantes a pensar sobre temas do seu cotidiano, tais como: trabalho, trabalho doméstico, escolha profissional, continuidade dos estudos após a escola (cursinhos, formação técnica, ensino superior e outros), saúde mental, seus planos futuros e projetos para além da escola;
e) mapear e intervir em questões/desafios existentes nos territórios onde as escolas estão inseridas;
f) atuar com as agendas de raça, gênero e sexualidade na sociedade brasileira em geral e, especificamente, na escola pública.
Como parte das ações desse edital, as/os participantes selecionadas/os ganham Oficina, nos dias 7 e 14 de maio, das 9h às 12h, onde poderão discutir o acesso aos estudos e os impactos da pandemia, perspectivas de futuro e possibilidades de ampliação da participação na escola.
As propostas selecionadas pelo edital serão sistematizadas e divulgadas nos sites e redes sociais do projeto Tô No Rumo e da Ação Educativa.
Prazo para inscrições: 14 de abril
Divulgação do resultado: 25 de abril