Notícias
Compartilhar

Centro de Formação lança novos cursos em formato presencial e remoto neste semestre

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos, iniciativa da Ação Educativa que agrega várias atividades formativas, está com cursos programados para este segundo semestre, com destaque para a volta da atividade presencial de percussão e dança africana da Guiné, com Mariama Camara, realizada no Espaço Cultural Periferia no Centro. A programação continuará apostando em formações remotas e presenciais concomitantes em diversos temas de direitos humanos a partir deste semestre e no ano que vem.

Desde meados de 2020, com a oferta de cursos e oficinas remotas, o Centro de Formação construiu e implementou diversas ideias no seu modelo de educação à distância que partissem dos princípios da educação popular, um dos pilares da Ação Educativa. O projeto já alcançou inúmeros estados, chegando em mais de 191 municípios do Brasil. Em dois anos, promovemos mais de 20 atividades com a participação de mais de 1.400 educandos/as.

“Com a fase de formações à distância foi possível oferecer atividades para uma diversidade grande de territórios, o que traz importantes e significativas trocas dentro dos cursos. Acreditamos que o Centro de Formação é uma iniciativa de anúncio, pesquisa e experimentação de novas possibilidades de educação popular. Muitas pessoas conhecem a Ação Educativa através do nosso trabalho formativo e uma vez que realizam um curso voltam para outras atividades. Queremos continuar investigando e experimentando nas formações remotas e retomar nosso processo presencial”, afirma Denise Eloy, assessora do Centro de Formação.

Veja a seguir alguns dos cursos programados:

Presencial

Percussão e Dança Africana da Guiné

As aulas de percussão e dança africana da Guiné, com Mariama Camara, vão acontecer às quartas-feiras (exceto feriados), a partir do dia 14/09. A aula de percussão ocorrerá das 18h às 19h30 e a de dança das 19h30 às 21h.

Alunes que fazem percussão e dança têm preços diferenciados. Por trabalhar com sistema de financiamento solidário, sugerimos três faixas de preço e você nos indica em qual poderá contribuir. Para aquelas pessoas que podem pagar mais, sua contribuição colabora com o oferecimento de bolsas nas turmas. As aulas acontecem na Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do formulário: https://bit.ly/InscricaoAulasPercussaoDancaAE

Remoto

Formação de educadoras/es para uso da metodologia Tô no Rumo – Jovens e Escolha Profissional

O objetivo desse curso é preparar educadoras e educadores para o uso da metodologia Tô no Rumo, ampliando sua capacidade de trabalhar com jovens, especialmente nas escolas públicas de Ensino Médio, com os temas da escolha, formação e inserção profissional. 

É voltado para professoras/es de redes de Ensino Médio público, mas é aberto para  educadoras/es em geral que atuem com jovens em espaços formativos formais e informais. São sete módulos de aulas assíncronas e encontros síncronos, realizados e certificados como extensão universitária em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Internet e Desigualdades – 2ª edição

O curso busca oferecer uma introdução sobre os debates em torno do conceito de internet e das desigualdades no seu acesso, uso e desenvolvimento. Através da curadoria de dados, reflexões e conceitos sobre a internet como catalisadora de direitos, o objetivo é discutir questões sobre a infraestrutura e dispositivos até questões de raça, gênero e território, passando por práticas coletivas e possibilidades de uso saudável da internet. 

A trilha formativa é composta por aulas assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro de Formação e encontros síncronos com convidades especiais, nos dias 12/09, 19/09, 26/09 e 03/10, das 19h às 21h30. A inscrição pode ser feita até este domingo, dia 04/09, diretamente pela plataforma do Centro de Formação: www.ead.acaoeducativa.org.br

Histórico

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos é uma iniciativa lançada experimentalmente em 2017 pela Ação Educativa, que passou a oferecer uma programação anual de atividades formativas como parte de uma estratégia institucional de resistência aos retrocessos no campo dos direitos e da ordem democrática que se intensificam no Brasil nos últimos anos.

Com base na nossa ampla experiência acumulada em educação de jovens e adultos, educação popular para os direitos humanos e na construção de metodologias participativas, passamos a oferecer a partir de 2018 uma programação anual regular de cursos, oficinas e rodas de conversa, desenvolvida em aliança com várias universidades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e ativistas, parceiros na afirmação da importância dos direitos humanos no país.

Também temos como objetivo experimentar uma nova forma de financiamento solidário das atividades desenvolvidas pela Ação Educativa e por suas parceiras e parceiros. Grande parte das formações desenvolvidas pela instituição nas últimas décadas foi viabilizada por meio de editais públicos e de apoio de parceiros nacionais e internacionais comprometidos com a luta por direitos humanos. Essa nova forma de financiamento se colocou como uma alternativa de captação de recursos para realização de projetos e atividades formativas.

Comentários: