Notícias
Compartilhar

Ação Educativa se une à campanha por respostas pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes

Crime ocorrido em 14 de março de 2018 não foi totalmente esclarecido, motivando a criação do Instituto Marielle Franco, que até o fim do mês realiza atividades junto a outras organizações da sociedade civil

Ação Educativa realizará a live Mulheres e Violência Política em 29/03, às 19h;  

São Paulo, março de 2023 – A Ação Educativa, organização de direitos humanos, sem fins lucrativos, dedicada à luta por direitos educativos, culturais e da juventude, promoverá, em 29/03, a live Mulheres e Violência Política. A transmissão será pelas redes sociais da instituição a partir das 19 horas, sem necessidade de inscrição prévia. 

A atividade integra a programação da campanha #MarçoPorMarielleEAnderson, organizada pelo Instituto Marielle Franco, que busca respostas para os assassinatos da vereadora e de seu motorista Anderson Gomes. São cinco anos do ocorrido e, até o momento, as investigações não revelaram a motivação e o mandante do crime.

O caso será abordado na live organizada pela Ação Educativa, com mediação da coordenadora de comunicação da instituição, Juliane Cintra, e a presença de lideranças de movimentos em defesa da mulher. Além do assassinato de Marielle as convidadas discutirão a importância de reconhecer a violência política praticada contra mulheres, em especial às negras.

Stephanie Lima, doutora em Ciências Sociais com pesquisas sobre raça, gênero, sexualidade, juventude e movimentos sociais, que integra a Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas e Elaine Mineiro, geógrafa, arte educadora e articuladora cultural, que integrou a Comunidade do Jongo dos Guaianás e o grupo musical Samba das Pretas, na Zona Leste de São Paulo, além de construir o Fórum de Cultura na mesma região, são as convidadas. 

Mais ações

Uma faixa em homenagem à vereadora, presente na sede da Ação Educativa, também integra as ações da campanha #MarçoPorMarielleEAnderson, assim como a oferta de planos de aula sobre mulheres ativistas. Em um deles, a proposta é desconstruir a ideia de inferioridade da mulher e possibilitar uma leitura crítica de mundo para meninas, meninos e menines, a partir das biografias de Marielle Franco, Carolina de Jesus, Ivone Lara, Laudelina de Campos, Dandara, Aqualtune, Conceição Evaristo, Malala, Frida Kahlo e Rosa Parks. 

O conteúdo pode ser utilizado por professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e está disponível na página do projeto Gênero e Educação: www.generoeeducacao.org.br/.  A instituição também atua em outras ações voltadas para meninas e mulheres, como o MUDE com Elas, que prevê a inserção de jovens negras no mercado de trabalho. 

SERVIÇO

Live Mulheres e Violência Política

Quando: 29/03

Horário: 19h

Transmissão pelo Instagram @acaoeducativa

Ação Educativa

Acesse: https://acaoeducativa.org.br/

Projeto Gênero e Educação

Acesse: www.generoeeducacao.org.br/

Instituto Marielle Franco

Acesse: www.institutomariellefranco.org

Comentários: