Notícias
Compartilhar

Kunt de Transmasc Ball mobiliza comunidade ballroom de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

No último sábado de novembro (25) o Espaço Cultural Periferia no Centro sediou a estreia do Kunt de Transmasc Ball, uma ballrrom voltada ao protagonismo de pessoas transmasculinas. O evento promovido pela iniciativa Kunt de Transmasc foi resultado de uma série de encontros realizados ao longo de 2023 com apoio do Centro de Eventos da Ação Educativa.

“É muito importante um evento de protagonismo transmasculino na ballrrom. Estou muito feliz!” compartilha o Lengendary Prince Edan Mutatis, um dos jurados da ball que contou com um time de juri composto exclusivamente por pessoas transmasculinas. Foram oito categorias premiadas, entre elas TM FACE, apenas para transmasculinos negros.

Kayuá Atipiko e Daren Dkuntth, realizadores do Kunt, reuniram pessoas de várias regiões em uma noite memorável sobre respeito, arte, acolhimento e posicionamento político relacionado à existência e reconhecimento de corpos diversos. “Eu vim de BH (Belo Horizonte – MG) para caminhar hoje no Kunt de Transmasc Ball, é um espaço que para mim caracteriza fortalecimento. A sensação de estar reunido com os transmasc naquele momento da foto no palco, foi surreal” afimou Gana Juicy Couture – @g4n4__ 

Prince Ébano Ewà – @transfuturista também veio à capital paulista para caminhar na ball. “Eu acho que o Kunt de Transmasc Ball está sendo uma vivência incrível, e eu não esperava nada menos do que isso, eu vim lá do Rio de Janeiro – RJ. É essencial essa movimentação que chama outras pessoas para estarem próximas à comunidade ballroom “, enfatizou.

A iniciativa foi contemplada pelo mapeamento de coletivos LGBTQIAPN+, da Ação Educativa, que tem o objetivo de apoiar e possibilitar caminhos de fortalecimento e autonomia à grupos que atuam para valorização da população LGBTQIAPN+.

“Eu acho que um espaço como esse é muito importante, eu não conhecia a Ação Educativa, estou conhecendo a partir dessa ball, além disso, estou conhecendo pessoas que frequentam o prédio. A Ação Educativa parece ser um espaço muito representativo, até por acolher uma ball como o Kunt de Transmac, é um espaço que certamente acrescenta para a comunidade transpreta e lgbt no geral”, destacou Prince Ébano Ewà.

Obí Candace – @pretoteo fala sobre a relação com nosso predinho e o afeto que cultivou pelo espaço “É fundamental o acolhimento da Ação Educativa, já participei de várias iniciativas da Ação, e do cursinho Transformação, que acontece aqui no predinho. Além da comunidade Ballroom, a Ação Educativa acolhe o funk, acolhe a periferia como um todo, eu acho incrível. É um dos poucos espaços no centro da cidade que a gente pode se sentir à vontade”.

Confira as fotos do evento:

Créditos: @eusoueunice_

Comentários: