Publicações
Compartilhar

Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030

Esta é uma publicação que faz parte do projeto “Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020 e 2030”, iniciativa da emenda parlamentar desenvolvida pelo Coletivo 660, representado pela Ação Educativa, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com esse projeto, o Coletivo 660 buscou prospectar o contexto com o qual o estado de São Paulo se confrontará nas próximas décadas e como vai organizá-lo com base em uma visão sistemática que possa auxiliar na produção de políticas públicas, tendo em vista os objetivos do desenvolvimento sustentável. Estes textos são resultantes das mesas de debate desenvolvidas com base neste projeto, nas quais discutimos diversos temas relacionados à tecnologia no Brasil na próxima década.

Apoio: Convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (Emenda parlamentar nº 2020.49.17615 - Processo 0134/2020)

Este livro trata de um dos processos mais críticos por que passa a humanidade. Vivemos uma mutação da sociedade sem rival desde a Revolução Industrial. O computador, desenvolvido na II GM para quebrar códigos militares, transformou-se, com a invenção do circuito integrado (o chip), no aparato definidor das relações de poder no mundo – da Guerra Fria à corrida espacial, das previsões meteorológicas às especulações financeiras. A abertura da internet, em 1994, permitiu que essa máquina de armazenamento e processamento de informações codificadas em linguagem binária se transformasse em eficiente meio de comunicação. Mas foi a difusão dos smartphones, pequenos computadores e terminais da internet transformados em telefones celulares, que permitiu, já neste século, que as tecnologias digitais ganhassem capilaridade e chegassem ao cotidiano de bilhões de pessoas. Elas revolvem a economia, as relações sociais e a política pelo mundo.” – José Correa Leite

Faça o download do livro neste link.

Organização
Cláudio Penteado
Jerônimo Pellegrini
Sérgio Amadeu da Silveira

Autores:

André Lemos
Cláudio Penteado
Débora Salles
Fernanda Bruno
Fernanda Campagnucci
Fernanda Rosa
Glenda Dantas
Helena Martins
Jader Gama
Jerônimo Pellegrini
José Correa Leite
José Paulo Guedes Pinto
Juliane Cintra
Larissa Ambrosano Packer
Nelson Pretto
Nina da Hora
Paulo Faltay
Paula Cardoso Pereira
Rafael Evangelista
Rafael Grohmann
Sérgio Amadeu da Silveira
Sivaldo Pereira da Silva
Tarcízio Silva
Wagner Meira Jr.

Editor:
Janaina Uemura
Prefácio:
José Correa Leite
Projeto gráfico, ilustrações e diagramação:
Juliana Vieira
Revisão de texto:
Madrigais Produção Editorial
Realização:
Ação Educativa e Coletivo 660

Parceria/apoio:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECTI), parte
do projeto de emenda parlamentar “Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020 e 2030″.

Coletivo 660:
Chico Whitaker
Pe. Dário Bossi
Janaina Uemura
Jorge Abrahão
José Corrêa Leite
Luiz Marques
Mauri Cruz
Moema Miranda
Oded Grajew
Salete Valesan
Sérgio Haddad
Stella Whitaker

Comentários: