Parceria entre a ONG Ação Educativa e Fundação FEAC dará apoio técnico e financeiro para coletivos com iniciativas nos bairros São Marcos e Oziel
A Ação Educativa, em parceria com a Fundação FEAC, anuncia o lançamento do Edital “Em Luta: Jovens por Equidade de Gênero e Raça”, destinado exclusivamente a iniciativas na cidade de Campinas, São Paulo. O edital tem como foco selecionar até três coletivos juvenis que receberão apoio técnico e financeiro para desenvolver ações em prol da equidade de gênero, de raça e dos direitos das juventudes nos bairros Jardim São Marcos e Oziel. As inscrições vão até o dia 9 de outubro.
Com o objetivo de promover a organização coletiva de jovens e fortalecer a defesa dos direitos humanos, os projetos selecionados receberão um valor de R$ 7.000 para a implementação de atividades presenciais ou híbridas nos territórios. Além disso, os grupos escolhidos participarão de três encontros para elaboração de um plano de ação conjunto e receberão assessoria da equipe do projeto, com visitas periódicas para aprimorar suas iniciativas.
Este edital prioriza a participação de coletivos compostos majoritariamente por jovens e busca incentivar propostas que abordem questões como equidade de gênero, diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos, educação antirracista e outras agendas centrais para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Agendas contempladas no edital:
- Equidade de gênero;
- Promoção da discussão sobre equidade de gênero e combate à violência de gênero no território;
- Diversidade sexual e de gênero;
- Direitos sexuais e reprodutivos;
- Educação antirracista;
- Movimentos culturais e comunicação comunitária;
- Gênero, meio ambiente e emergência climática (inclusive em contextos urbanos);
- Participação e incidência em políticas voltadas para as juventudes.
Para os critérios de seleção, serão priorizados coletivos compostos por, no mínimo, três integrantes jovens; grupos com representatividade de gênero, incluindo pessoas transgêneras, negras, mulheres, LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência; propostas interseccionais, que articulem duas ou mais agendas do edital; e integrantes que já atuam nos bairros Jardim São Marcos e Oziel, embora grupos de qualquer região de Campinas possam participar.
O período de realização das atividades será entre janeiro e agosto de 2025. As iniciativas devem contribuir para a superação de desigualdades e o fortalecimento de práticas democráticas. Não serão aceitas propostas que violem os direitos humanos ou normas constitucionais brasileiras.
Inscrições – Os coletivos interessados deverão se inscrever até o dia 09 de outubro de 2024, às 23h59min, através do formulário disponível no link: https://aeduc.typeform.com/EMLUTA.
SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA
Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura, da juventude, da tecnologia e do meio ambiente na perspectiva dos direitos humanos.
Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadoras/es, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à garantia desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população.
É sua missão a defesa de direitos educativos, culturais e das juventudes, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.
Conheça mais: https://acaoeducativa.org.br/