A formação autoinstrucional oferece subsídios essenciais para professores e educadores orientarem estudantes na escolha profissional e no planejamento de carreira a partir da compreensão do conceito de trabalho qualificado e assertivo
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro, educadoras/es de todo o país buscam maneiras de aprimorar suas práticas pedagógicas para oferecer um suporte melhor às/aos estudantes. Nesse cenário, o curso autoinstrucional da metodologia Tô No Rumo, surge como uma ferramenta indispensável para fortalecer o papel dos profissionais da educação na orientação sobre escolha profissional e na inserção de jovens no mundo do trabalho.
Desenvolvida a partir de uma pesquisa realizada em 2007 pela ONG Ação Educativa, a metodologia Tô No Rumo responde à demanda de estudantes por uma escola que ajude na definição de projetos de futuro, incluindo a escolha de carreiras, a continuidade dos estudos e a inserção no mercado de trabalho.
O curso, promovido pelo Projeto Tô No Rumo em parceria com o Centro de Formação da Ação Educativa, capacita educadoras/es para usar essa metodologia, oferecendo uma abordagem estruturada para trabalhar com jovens, especialmente aquelas/es do ensino médio de escolas públicas, sobre temas como escolha profissional, formação acadêmica e acesso ao ensino superior.
Voltado para professoras/es de redes públicas de ensino e educadoras/es que atuam em espaços formais e informais de educação, o curso é uma oportunidade de enriquecer a prática docente com reflexões profundas sobre as juventudes, transição escola-trabalho, precarização do trabalho e as desigualdades estruturais. Entre seus principais objetivos, estão a apresentação da metodologia Tô No Rumo e o debate de conceitos relacionados à formação e inserção profissional, além de proporcionar às/aos participantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos práticos.
“O Curso Autoinstrucional Tô no Rumo é uma formação on-line que constitui uma oportunidade indispensável para ampliar as perspectivas de educadoras/es que queiram apoiar estudantes na construção de suas trajetórias de vida. Adotando uma perspectiva sócio-histórica, nossa metodologia promove o aprofundamento da discussão em torno das escolhas profissionais dos jovens”, explica Wellington Cruz, assessor de Ação Social da área de Juventude da Ação Educativa.
“É decisivo que compreendamos que cada estudante é um sujeito constituído de experiências e desafios, construído através do contexto social e do contexto histórico em que está inserido. Ao entendermos esta complexidade, buscamos oferecer um suporte mais significativo e eficiente, ajudando os/os jovens a enfrentarem um mundo tão amplo em opções profissionais quanto em desafios e desigualdades”, complementa.
“Nesse modelo de formação autoinstrucional, tudo é elaborado no ritmo e tempo de cada pessoa e, ao final, os/as educadores/as recebem certificado, caso concluam as atividades e preencham os formulários de avaliação, algo nesse sentido”, destaca Denise Eloy, coordenadora do Centro de Formação da Ação Educativa.
Com o Enem se aproximando, a formação oferece aos educadores uma maneira eficaz de ajudar os estudantes a planejar o futuro, ampliando suas perspectivas e construindo caminhos mais claros para suas escolhas profissionais. Ao utilizar a metodologia, as/os profissionais terão mais condições de orientar as/os jovens, não só na preparação acadêmica para o Enem, mas também na construção de projetos de futuro que integrem formação e carreira.
Conheça outros cursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ação Educativa, em: www.ead.acaoeducativa.org.br.
SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA
Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura, da juventude, da tecnologia e do meio ambiente na perspectiva dos direitos humanos.
Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadoras/es, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à garantia desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população.
É sua missão a defesa de direitos educativos, culturais e das juventudes, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.
Conheça mais: https://acaoeducativa.org.br/