Notícias
Compartilhar

Curso gratuito promove reflexão crítica sobre a construção de narrativas através da fotografia e do vídeo

“A Urgência das Imagens” incentiva jovens, pessoas LGBTQIAPN+, negras e indígenas a refletirem criticamente e criarem histórias por meio da fotografia e do vídeo 

O Centro de Formação, em parceria com o Espaço Cultural Periferia no Centro da Ação Educativa, realizará o curso gratuito “A Urgência das Imagens: criando histórias através da fotografia e do vídeo”. Voltado especialmente para jovens, pessoas LGBTQIAPN+, negras e indígenas, o curso é uma ação afirmativa que visa ampliar a presença e a participação de grupos marginalizados na criação de novas narrativas visuais.     

Sob a condução de Pétala Lopes, fotógrafa retratista e diretora audiovisual, o curso trabalhará a reflexão crítica e o desenvolvimento da autonomia na produção de imagens, propondo o resgate de histórias que foram apagadas ou distorcidas ao longo do tempo. Através da fotografia e do vídeo, os participantes serão incentivados a questionar as versões dominantes da história e a construir novos imaginários, promovendo uma visão plural do futuro. 

Foto: Pétala Lopes

“As imagens possuem um poder imenso. Elas moldam identidades e influenciam como enxergamos o mundo. Neste curso, queremos não apenas dar voz a quem foi historicamente silenciado, mas também criar ferramentas para que essas vozes ocupem o lugar de destaque que merecem”, afirma Pétala Lopes.

Para a coordenadora do Centro de Formação, Denise Eloy, o curso dialoga com os eixos temáticos trabalhados nas formações promovidas pelo projeto, visando explorar e estimular as várias possibilidades das linguagens artísticas na perspectiva do direito humano à cultura. “Além disso, o curso promove a fruição e a criação artística por parte de jovens, pessoas LGBTQIAPN+, negras e indígenas, disputando e desconstruindo, assim, noções que se pretendem universais nas artes”, afirma. 

A parceria com o Espaço Cultural Periferia no Centro, nesse sentido, fortalece e democratiza o acesso a formações por meio de cursos gratuitos. O Espaço também é responsável pela promoção do Edital Permanente de Apoio a Coletivos e Organizações da Sociedade Civil, que recebe propostas de atividades culturais para ocupação de sua sede. “Nosso espaço cultural é um lugar de muitos encontros. O edital, nesse sentido, tem como objetivo acolher atividades que dialogam com nossa missão institucional de defesa de direitos, catalisando novos talentos, estabelecendo contato com a produção cultural desses grupos e possibilitando um intercâmbio de conhecimentos”, explica Raquel Luanda, supervisora do espaço. 

Serviço:
Curso presencial: “A Urgência das Imagens: criando histórias através da fotografia e do vídeo”
Datas: Segundas-feiras, de 28/10 a 18/11
Horário: 19h às 22h

SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA

Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura, da juventude, da tecnologia e do meio ambiente na perspectiva dos direitos humanos.

Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadoras/es, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à garantia desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população.

É sua missão a defesa de direitos educativos, culturais e das juventudes, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.

Conheça mais: https://acaoeducativa.org.br/

Comentários: