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A experiência do setor educativo da Pinacoteca é tema de formação teórica dos/as jovens monitores do Museu da Cidade

Em visita ao espaço, os /as jovens puderam ter um momento de formação teórica sobre o tema e atividade prática junto ao acervo do museu
Os/as jovens monitores/as culturais do Solar da Marquesa, Arquivo Histórico e OCA visitaram a Pinacoteca na segunda-feira (23/02) para conhecer um pouco mais sobre a experiência do educativo do espaço. A formação ocorreu com Gabriela Aidar, coordenadora de programas de ação educativa da Pinacoteca. Ela pôde conhecer um pouco da turma e falou sobre cada programa esse núcleo do museu: o atendimento ao público escolar e em geral; aqueles voltados para professores; a Pinafamília e a Educateca – recursos de mediação e propostas educativas na nova exposição de longa duração do acervo.
Gabriela pontuou alguns dados significativos para quem pensa a importância do educativo dentre de um museu. De acordo com o Sistema de Indicadores de Percepção Social – Cultura, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 68% dos entrevistados nunca visitou museus/centros culturais e 56% apontam como obstáculo a barreira social imposta pelo perfil do público que frequenta esses espaços.

Em um segundo momento, os/as jovens foram convidados a visitar a exposição permanente da Pinacoteca e Gabriela propôs que realizassem um percurso educativo com 2 a 3 quadros, para públicos de diferentes faixas etárias e condições sociais, ressignificando assim a exposição para o resto da turma.
Ao final, houve a apreciação de cada grupo, possibilitando a todos perceber as diferentes abordagens de uma mesma exposição. Gabriela encerrou a formação contando como a exposição permanente da Pinacoteca foi concebida, valorizando a diversidade e utilizando-se de múltiplas técnicas para alcançar uma gama variada de público.
Para saber mais:Site da Pinacoteca

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