Notícias
Compartilhar

Abertas inscrições para curso de extensão sobre juventude e escolha profissional

Com foco em professores/as que atuam no Ensino Médio público, a formação faz parte da Extensão Universitária da Universidade Federal do ABC (UFABC), sendo ministrada pela Ação Educativa

Do dia 13 de abril ao dia 05 de maio, educadores e educadoras podem se inscrever para participar do curso de extensão universitária Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional. A iniciativa, fruto da parceria entre Ação Educativa e Universidade Federal do ABC (UFABC), é dirigida a professores/as do Ensino Médio e educadores/as em geral que queiram desenvolver, com jovens, atividades educativas focadas em temas como escolha profissional, mundo do trabalho e possibilidades de continuidade dos estudos.

As atividades são inteiramente gratuitas, sendo o acesso a materiais, livros e demais insumos também custeados pelas instituições proponentes. Ao final, participantes com 85% de presença recebem um certificado da UFABC pela participação no curso de extensão universitária. Ao mesmo tempo, para aqueles/as interessados em realizar, em caráter experimental, algumas atividades com seus estudantes, a Ação Educativa disponibilizará apoio técnico e material no segundo semestre de 2017.

Com duração de 28 horas, divididas em 7 encontros de 4 horas realizados aos sábados pela manhã, o curso está estruturado a partir de atividades de debate, discussões e vivências de atividades práticas que podem ser replicadas junto aos estudantes. São algumas temáticas abordadas ao longo do curso: 1) as dimensões que influenciam a escolha profissional de jovens; 2) os caminhos e desafios de continuidade dos estudos e de acesso ao ensino superior; e, 3) a situação dos jovens no mundo do trabalho.

Histórico
Em 2007, a Ação Educativa realizou a pesquisa “Que Ensino Médio Queremos?”, investigando junto a estudantes, familiares, professores/as e equipes técnicas os sentidos e significados do Ensino Médio para jovens de cinco escolas públicas da zona leste de São Paulo. Identificou-se, naquele momento, um forte interesse por uma escola capaz de proporcionar a reflexão sobre o mundo do trabalho e propiciar um processo de orientação profissional, permitindo o delineamento de projetos profissionais, incluída aí a escolha de cursar o ensino superior.

Considerando esses resultados, a Ação Educativa construiu uma proposta de trabalho a partir da consultoria do pedagogo Silvio Bock, pesquisador da área de orientação profissional. Realizamos oficinas de caráter piloto em três escolas públicas, em que fomos delineando uma proposta, construída em diálogo com alunos e educadores/as dessas unidades. Desde então temos realizado atividades de formação de educadores/as, combinando-as com a realização de atividades, pelos professores/as, dentro da sala de aula.

Em 2013 firmamos uma parceria com a Universidade Federal do ABC, passando a oferecer um curso de extensão universitária, que já está no seu quinto ano. Hoje as oficinas “Tô no Rumo” acontecem em diversas unidades escolares e já alcançaram mais de 5 mil jovens. Para conhecer melhor a proposta, veja a publicação Guia Tô no Rumo – Jovens e Escolha Profissional, direcionado a educadores/as com interesse em desenvolver um trabalho nesse campo.

Serviço
Curso Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional
Data: de 13 de maio a 1º de julho
Horário: das 9h às 13h
Local: UFABC / Campus Santo André – Avenida dos Estados, 5001 (próximo à estação da CPTM Prefeito Celso Daniel)
Vagas: até 35 pessoas
Inscrições: de 13/04 a 05/05 pelo link bit.ly/tonorumo2017
Mais informações: Ligue para (11) 3151-2333, ramal 117 (c/ Gabriel Di Pierro) ou mande e-mail para tonorumo@acaoeducativa.org

Comentários: