Notícias
Compartilhar

Abertas inscrições para curso de pesquisa de opinião como prática pedagógica

Contribuir para a prática docente com processo pedagógico mais significativo para os envolvidos, a partir da pesquisa de opinião. Este é o objetivo do curso de extensão universitária “Aprendizado com Pesquisa de Opinião: educação como desenvolvimento local”. Oferecido a partir de uma parceria entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP-Leste) e Faculdade de Educação – ambas da Universidade de São Paulo (USP) -, Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro, a formação se baseia na metodologia proposta e aperfeiçoada por mais de dez anos pela rede Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), e chega em 2013 a sua terceira edição.

O curso é voltado para docentes de escolas públicas dos ensinos Fundamental e Médio em modalidade regular ou em Educação de Jovens e Adultos.  De acordo com Thaís Bernardes, Assessora do Nepso pela Ação Educativa, o objetivo é “formar profissionais com disposição para promover a construção de conhecimento sobre as escolas e suas comunidades, identificando a diversidade de opiniões sobre diversos temas”.

A metodologia se baseia no princípio de que a pesquisa tem grande valor pedagógico, principalmente porque permite a elaboração de projetos interdisciplinares, envolvendo estudantes e docentes; além de criar oportunidades para a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno (leia mais sobre a proposta pedagógica e sobre metodologia no Nepso em www.nepso.net).

Além de oficinas de formação na metodologia do programa Nepso e dos seminários de desenvolvimento das pesquisas, o curso debaterá cinco grandes temas: Direitos Humanos e Educação; Mídias e Educação; Pesquisa, Senso Comum, Opinião e Conhecimento; Sentidos da Escola de Hoje; e Escola e Diversidade (étnica, sexual, gênero, origem etc). Veja aqui a programação completa do curso.

Segundo Thaís, a proposta é que durante o ano letivo se articule os encontros do curso com as atividades realizadas pelos docentes nas escolas, para promover discussões teóricas e reflexões sobre a prática. “Queremos participantes que de fato estejam dispostos a levar a metodologia para a sala de aula”, destaca.

Neste ano, os encontros serão realizados aos sábados na USP-Leste ou na sede da Ação Educativa, ambas em São Paulo. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas entre os dias 19 de fevereiro e 5 de março pelo site da Ação Educativa.

Nepso

Resultado da parceria entre a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro, o Nepso é um programa realizado com escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, em oito polos nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia; e em mais cinco países: Argentina, Chile, Colômbia, México e Portugal. Em 2009, o programa foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Aprendizado com Pesquisa de Opinião: educação como desenvolvimento localPúblico: Docentes dos níveis de ensino fundamental e médio, modalidade regular ou de educação de jovens e adultos. Caso haja mais inscritos do que o número de vagas, o processo seletivo priorizará docentes com regência de aula da rede pública, estadual ou municipal, das Diretorias de Ensino Leste 1 e Leste 2 e das Diretorias Regionais de Educação Penha e São Miguel. Carga horária: 100 horas (62 horas presenciais e 38 horas à distância)Duração do curso: De 16 de março a 23 de novembro de 2013. O curso será realizado aos sábados no período matutino ou durante todo o dia, dependendo da atividade.Local: USP Leste (EACH): Avenida Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo – São Paulo/SP / Ação Educativa: Rua General Jardim, 660 – Santa Cecília – São Paulo/SPVagas: 80 (duas turmas de 40 pessoas)Inscrições: de 19 de fevereiro a 5 de março de 2013 pelo site acaoeducativa.org.br.brMais informações: acaoeducativa.org.br / (11) 3151-2333, ramais 110 e 191 / nepso@acaoeducativa.org

Leia também:

Polos da Rede Nepso realizam seminários de divulgação das pesquisas de 2012

Professores e estudantes do Chile participam de atividades de intercâmbio de experiências em SP

Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião ganha novo site

Nepso realiza simpósio de avaliação dos 10 anos do programa

 

 

Comentários: