Notícias
Compartilhar

Ação Educativa abre inscrições para o curso Educação, Direitos Humanos e Tecnologias

Inscrições podem ser realizadas até 1º de abril

O curso Educação, Direitos Humanos e Tecnologias tem como objetivo promover a discussão sobre tecnologias e suas relações com direitos humanos, em particular com o direito humano à educação, a partir de uma perspectiva crítica e criativa.

Com carga horária de 60 horas, a formação abordará experiências, produções e sujeitos que pensem as tecnologias a partir de suas possibilidades para o campo dos direitos humanos e também de seus usos educacionais.

O curso é coltado a educadores/as, gestores/as, estudantes, jornalistas, militantes de movimentos sociais, de cultura livre e de organizações não-governamentais e a formação é totalmente gratuita. Serão oferecidas 50 vagas presenciais e a seleção levará em consideração a distribuição das vagas entre os públicos previstos e também critérios de equidade étnico-racial e de gênero. Não é necessário ter domínio de tecnologias.

Promovida pela ONG Ação Educativa, com apoio da Wikimedia Foundation, o curso segue a linha das formações realizadas pela organização, com o objetivo de debater o direito humano à educação em sua relação com outros direitos. Baseada em princípios da Educação Popular, a formação irá proporcionar a apropriação de conceitos a partir das vivências e observações de participantes. Os encontros serão divididos em dois momentos: pela manhã haverá seminários e rodas de conversa; no período da tarde, serão realizadas exposições dialogadas e oficinas.

Parte do curso poderá ser acompanhada pela internet, sem necessidade de inscrição. Os conteúdos também estarão disponíveis em pt.wikiversity.org e em acaoeducativa.org.br/fdh.

Confira a programação* abaixo:

10/04 – Acesso a Conhecimento, Direito Humano à Educação e Tecnologias (abertura)12/04 – Educação e Inclusão Digital no Brasil26/04 – Construção Colaborativa de Conhecimento e Recursos Educacionais Abertos10/05 – Softwares e Hardwares Livres na Educação17/05 – Educação a Distância24/05 – Desigualdades, Diversidades e Tecnologias31/05 – Educação, Cyberativismo e Mobilização Social07/06 – Gestão Democrática, Controle Social e Tecnologias14/06 – Jogos Para a Transformação

*sujeita a alterações

Inscrições

Período: abertura no dia 09 de abril, das 19h às 22h. Encontros de 12 de abril a 14 de junho, aos sábados, das 9h30 às 17h30Inscrições: pelo formulário, até dia 1º de abril de 2014Mais informações: pelo telefone (11) 3151-2333, ramais 170 e 185, ou pelo e-mail observatorio@acaoeducativa.org

Comentários: