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Ação Educativa apoia reorganização curricular da EJA em municípios mineiros

Em abril de 2013, a Ação Educativa iniciou processo de assessoria para a reorganização do currículo da Educação de Jovens e Adultos nas redes municipais de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo em Minas Gerais.

 

Localizados no centro-sul do estado de Minas Gerais, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo possuem como desafio comum a inclusão educacional de jovens e adultos e o desenvolvimento de uma proposta curricular coerente com as demandas e características socioculturais da população.

Situação que pode ser identificada por meio dos dados publicados pelo censo 2010 do IBGE, cujo diagnóstico trouxe índices preocupantes sobre a população com 15 anos ou mais. Cerca de 40% em Itabira e 60% em São Gonçalo desses adolescentes e jovens não chegaram a completar o ensino fundamental.

Com previsão de dois anos de duração e centrado na formação de gestores e professores da EJA do ensino fundamental II, o projeto promovido pela Ação Educativa articula esforços pela priorização da EJA na política educacional, bem como para a construção de uma prática pedagógica fundada no diálogo entre as especificidades locais e os grandes temas que se colocam para a defesa da educação pública de qualidade atualmente.

Sete eixos temáticos estruturam a iniciativa, são eles: Fundamentos da EJA; Letramento; Numeramento; Mundo do Trabalho; Juventude; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Segundo a assessora do programa EJA da Ação Educativa, Edneia Gonçalves, o ponto de partida para a construção de uma proposta curricular adequada às necessidades formativas dos profissionais e de aprendizagem dos jovens e adultos de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo foi a orientação para a realização de pesquisa de caracterização do atendimento e da demanda da EJA nos municípios envolvendo toda comunidade escolar.

“Aliando o conhecimento acerca das experiências significativas em curso nas redes municipais ao desafio de desenvolvimento de um modelo alternativo de educação básica de jovens e adultos propomos um processo formativo que aponta o diálogo como fundamento das estratégias de caracterização do cenário e trajetória dos sujeitos envolvidos na ação educativa, diagnóstico de aprendizagem (letramento e numeramento), formação presencial de educadores e gestores, elaboração de conteúdos exclusivos para EaD (via plataforma moodle) e elaboração de Cadernos temáticos específicos para o projeto”, explica a assessora

Apostando na valorização de experiências locais e no apoio ao desenvolvimento de conteúdos específicos para a EJA, o projeto de Reorganização Curricular contribui diretamente na priorização da modalidade na agenda de políticas públicas municipais e na garantia do direito humano à educação de qualidade para pessoas jovens e adultas.

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