Evento gratuito reúne intervenções artísticas, nos dias 27 e 29/03, e entrega de projeto de lei para reconhecimento do grafite como patrimônio cultural brasileiro
A Ação Educativa, em parceria com 24 coletivos e artistas urbanos, realiza a 20ª edição do Dia do Graffiti na Cidade de São Paulo, reforçando a importância do graffiti como expressão cultural e ferramenta de transformação social. A programação gratuita e aberta ao público inclui exposições, intervenções em bairros periféricos, debates em diferentes endereços da cidade e a entrega de um documento ao Ministério da Cultura e à Funarte para a implementação da Lei Federal 14.996/2024, que reconhece o graffiti como patrimônio cultural brasileiro.
Entre os destaques da programação, a sede da Ação Educativa recebe a exposição “O Poder do Graffiti”, com o Coletivo Nice Crew. Na Escola de Sociologia e Política, o artista Bonga Mac apresenta a mostra “Kombozas”. Já na Funarte SP, mais de 50 artistas participam da coletiva “Ocupa Funarte Dia do Graffiti!”, sob curadoria de Kleber Pagu, artista e produtor de arte urbana.
“O graffiti tem o poder de transformar paisagens, revitalizar comunidades e conectar pessoas de diferentes realidades. É uma forma de resistência, afirmação identitária e transformação social. Nesta edição, reforçamos o papel dessa arte como ferramenta de expressão e mobilização coletiva”, destaca Eleilson Leite, historiador e coordenador de cultura da Ação Educativa.
Criado em 27 de março de 1988 e oficializado pela Lei Municipal 13.903/2004 em 2004, o Dia do Graffiti se consolidou como um evento essencial para a cena da arte urbana. Desde então, a Ação Educativa, que abriga o Espaço Cultural Periferia no Centro, tem promovido iniciativas que celebram essa manifestação artística em diferentes territórios da cidade.
“A 20ª edição do Dia do Graffiti reafirma a importância de ocupar os espaços urbanos com arte e promover o diálogo entre artistas, coletivos e a sociedade. Nosso objetivo é fortalecer o reconhecimento do graffiti como parte essencial do patrimônio cultural brasileiro e estimular políticas públicas que valorizem essa expressão”, afirma André Firmiano, curador do evento.
PROGRAMAÇÃO
27/03 (quinta-feira)
Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, SP)
- 15h – Abertura da exposição coletiva Ocupa Funarte Dia do Graffiti!
- 16h – Ato por políticas para o Graffiti
Espaço Cultural Periferia no Centro – Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, SP)
- 20h – Abertura da exposição O Poder do Graffiti (Coletivo Nice Crew)
- 20h30 – Coquetel e discotecagem com DJ Gudera
29/03 (sábado)
FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Rua General Jardim, 552 – Vila Buarque, SP)
- 14h – Abertura da exposição Kombozas
- 14h30 – Intervenção artística com Bonga Mac
- 16h30 – Sarau Zona Ouro
- 17h – Show: Velho Oeste