Notícias
Compartilhar

Ação Educativa e Centro Cultural da Juventude realizam seminário sobre cultura e juventude

No Dia Internacional da Juventude, comemorado dia 12 de agosto, o evento propõe debater a cultura como campo de trabalho da juventude

A juventude brasileira protagonizou importantes transformações políticas do país. Seja na luta contra o governo militar, nas décadas de 60, 70 e 80, ou no movimento Fora Collor, em inicio dos anos 90, os jovens mostraram sua voz e foram ouvidos. Junho de 2013 foi marcado por intensas mobilizações nas ruas lideradas por jovens.

Promovido em parceria entre a Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o CCJ – Centro Cultural da Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, o Mês da Juventude vai ocupar a cidade com debates e apresentações artísticas durante todo o mês de agosto – período em que a ONU celebra o Dia Internacional da Juventude.

Confira a programação do seminário:

Mesa: Os desafios da formação em cultura e as políticas de apoio (15h00)

A mesa discutirá a importância dos programas de formação e das políticas de apoio, ampliação e fomento de projetos culturais realizados pela juventude. Serão debatidas as experiências do Programa Jovem Monitor Cultural, desenvolvido pelo Centro Cultural da Juventude em parceria com a Ação Educativa, e do PRONATEC Cultura, na área de formação. E das políticas de apoio como o Programa VAI, o prêmio Agente Jovem de Cultura e os Pontos de Cultura.

Com: Alexandre Piero, diretor do Centro Cultural da Juventude | Karen Rego, ex-jovem monitora cultural e atual gestora do Centro Cultural da Juventude | Renato Almeida, assessor da diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura | Guilherme César, diretor do Centro Cultural de Formação da Cidade Tiradentes e gestor do PRONATEC Cultura.

Mediador: Antonio Eleilson Leite, coordenador da Ação Educativa.

Mesa: Como viver de cultura? (18h30)

Os convidados irão compartilhar processos criativos e experiências em empreendedorismo juvenil que surgiram nas periferias e se tornaram destaque no cenário cultural da Cidade.

Com: Adriano Mauriz, ator e fundador do Instituto Pombas Urbanas | Alex Barcellos, da Agência Popular Solano Trindade | Juninho Sendro (gestor do CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social) | Livia de Tommasi, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), com estudos na área de empreendedorismo.

Mediadora: Luciana Lima, assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura.

SHOW | Karol Conka (20h30)

Karol Conka nasceu na cidade de Curitiba, Paraná. Começou a rimar ainda no colégio. Antes de lançar seu álbum de estreia, seus três clipes oficiais já somavam mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube. O reconhecimento veio em indicações e convites para participação especial em show dos Racionais MCs, além de dividir o palco em diferentes ocasiões com Marcelo D2, Emicida e Kamau. No projeto Meet the Legends, teve a honra de contar com Luiz Melodia na música “Até Amanhecer”. No início de 2013, abriu o show de Criolo no mítico Circo Voador, no Rio de Janeiro.

ServiçoSeminário Cultura e JuventudeData/horário: 12/08, a partir das 15hLocal: Centro Cultural da Juventude (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Limão, Zona Norte, São Paulo). Entrada franca, fone: 3984.2466.

Comentários: