Notícias
Compartilhar

Ação Educativa em parceria com a Pastoral Carcerária lança publicação sobre educação no sistema prisional de São Paulo

Pesquisa produzida no marco de atuação do Grupo de Educação nas Prisões apresenta diagnóstico das condições atuais e das expectativas da população carcerária em relação às políticas educacionais de pessoas privadas de liberdade.

Nesta quarta-feira (11), durante o Seminário Educação nas Prisões, a Ação Educativa e a Pastoral Carcerária lançam o décimo volume da série “Em Questão”, que traz a segunda etapa da pesquisa intitulada “Educação nas prisões: perfil de escolaridade da população prisional de São Paulo”.

Além da identificação da estrutura física destinada à educação em quatro penitenciárias e cinco centros de detenção provisória (CDPs), com consulta aos gestores responsáveis pelas unidades, foram feitas entrevistas com a população carcerária e funcionários destas unidades, que partilharam suas impressões e expectativas sobre o cenário educacional de pessoas privadas de liberdade.

A assessora de projeto da Ação Educativa e membro do Grupo Educação nas Prisões, Claudia Bandeira, ressalta que a publicação pretende contribuir com a elaboração de ações destinadas à educação a serem realizadas nas unidades prisionais de São Paulo e em outros estados brasileiros em prol do direito humano à educação de pessoas em situação de privação de liberdade.

“A homologação das Diretrizes Nacionais para a Educação nas Prisões em 2010, que contribuiu com o debate suscitado por esta publicação – estimulando o seu desenvolvimento – é fundamental para o processo de construção participativa de uma política pública de Educação de Jovens de Adultos nas unidades prisionais de São Paulo. Caminhamos no sentido de levantar informações, que trazem um diagnóstico representativo da atual situação e que contribuem com a elaboração do Plano Estadual de Educação em SP, além de inspirar outros Estados na elaboração de Planos de Educação comprometidos com a agenda de direitos humanos no sistema prisional”, destaca Claudia.

A coordenadora da pesquisa, Profa. Dra. Mariângela Graciano, apresentará um panorama sobre este diagnóstico durante a mesa 2 – Implementação das Diretrizes Nacionais de Educação nas Prisões no Estado de São Paulo, a partir das 10h30, no auditório da Ação Educativa.

Também vão compor este debate, os professores Sergio Roberto Cardoso da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Roberto Guido da APEOESP, o coordenador do Núcleo Especializado de Situação Carcerária, Patrick Lemos Cacicedo da Defensoria Pública, a representante do Fórum de Educação de Jovens e Adultos, Profa. Dra. Maria Clara Di Pierro e Denise Carreira, coordenadora da Área de Educação da Ação Educativa.

Serviço

Apresentação e discussão do Em Questão 10 – Educação nas prisões: perfil de escolaridade da população prisional de São Paulo

Data: 11 de novembro

Horário: 10h30 – 13h

Coquetel de lançamento, a partir das 17h30

Local: Auditório da Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque

 

Mais informações: Juliane Cintra – assessora de comunicação da Ação Educativa

juliane.cintra@acaoeducativa.org

(11) 3151 2333 – Ramal 160

(11) 988 719 261

 

Comentários: