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Ação Educativa inicia projeto sobre a memória da arte-educação no Brasil

O ano de 2013 promete muitos novos projetos para a área de Cultura da Ação Educativa. Um deles é o projeto “Percursos e significados da Arte-educação no Brasil: Memória de Arte-educadores”. Desenvolvido em parceria com o Instituto C&A, ele tem por objetivo principal contribuir para a construção de uma memória da arte-educação no Brasil a partir de relatos orais de arte-educadores e grupos de todo o país.

O projeto tem previsão de duração de um ano. Ao longo deste período, deverão ser gravadas 30 entrevistas com Arte-educadores. Os depoimentos deverão resultar em vídeos de até 20 minutos cada, que serão reunidos em uma coleção de DVDs e um caderno com materiais referentes aos depoimentos e práticas. O material deverá, então, ser distribuído em seminários, para ONGs de arte e cultura e universidades.

A escolha dos educadores que darão depoimentos será feira a partir de uma ampla consulta e análise em parceria da Ação Educativa com o Núcleo de Cultura e Arte do Instituto C&A e com colaboradores como Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da USP. De acordo com o texto do projeto, alguns dos critérios são a relevância e abrangência das experiências, e ter uma trajetória consolidada na área (pelo menos 20 anos de experiência). Deverão ainda ser seguidos alguns critérios de equidade regional, de linguagem artística, e setor social de atuação.

De acordo com o Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa, o projeto surgiu da percepção de que, apesar da importância da arte-educação no Brasil e de seus mais de 80 anos de presença institucional, há poucos trabalhos que abordem de forma mais ampla sua história.

“Há algumas iniciativas importantes como o Seminário e Exposição História do Ensino de Arte: Experiências – Ações Singulares, realizado em 2009 pelo Instituto Tomie Ohtake; o Projeto Marcos Documentais da Arte-educação no Brasil, criado em 2008 pela USP; e o livro Ensino da Arte no Brasil: memória e história, de Ana Mae Barbosa. Todas elas iniciativas serão um referencial, assim como os trabalhos realizados em diversos Pontos de Cultura, ONGs e mesmo grupos informais de cultura popular já reconhecidos no campo”, afirma.

Ele destaca ainda que o objetivo geral do projeto é ouvir os diversos segmentos e espaços em que se pratica e se discute arte-educação no Brasil de modo a contribuir para a consolidação do campo e influir, inclusive, na formação profissional.

Outras formas de incidência

Paralelamente à produção e distribuição do material, a equipe do projeto “Percursos e significados da Arte-educação no Brasil” pretende proporcionar o intercâmbio de práticas e contribuir para a consolidação de uma rede de arte-educadores. Outra frente de atuação da equipe do projeto será de incidência em políticas públicas relacionadas a arte-educação, por meio do monitoramento e incidência no processo de formulação e implementação do Plano Articulado de Cultura e Educação do Governo Federal.

O Plano surgiu a partir de termo de cooperação assinado entre os ministérios da Cultura e Educação em dezembro de 2011 e prevê ações conjuntas entre os dois setores, sobretudo as relativas às iniciativas de ensino integral. “A equipe do projeto vai acompanhar o andamento das iniciativas e produzir relatórios a respeito do Plano, sempre observando oportunidades para as ONGs de arte e cultura e seu papel nestas políticas”, destaca Eleilson.

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