Notícias
Compartilhar

Ação Educativa lança a coleção Percursos da Arte na Educação

Em articulação com importantes parceiros, projeto traz depoimentos de arte-educadores e pesquisadores que possuem mais de 20 anos de trajetória e atuação na arte-educação do país

Entre os dias 3 e 6 de novembro, a Ação Educativa lança a coleção Percursos da Arte na Educação, durante o 23º Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil (CONFAEB). Com curadoria de Rosa Iavelberg, professora da Faculdade de Educação da USP, e Antonio Eleilson Leite, coordenador de cultura da Ação Educativa, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto C&A. A pré-estreia da coleção ocorreu na primeira quinzena de outubro, no 22º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).

Criado com o objetivo de preservar a memória da arte-educação no Brasil, o projeto Percursos da Arte na Educação reúne 20 depoimentos de arte-educadores e pesquisadores com intenção de contribuir com o fortalecimento de uma cultura de valorização e preservação da memória da arte-educação no Brasil.

Eleilson Leite ressalta que a escolha dos educadores que participaram da iniciativa contou com uma ampla consulta e análise que teve como principais critérios a relevância e abrangência das experiências implementadas por estes pesquisadores. “Além de ter uma trajetória consolidada, com pelo menos duas décadas de atuação, procuramos equilibrar elementos como diversidade de linguagens artísticas, equidade regional, além de priorizar a capacidade de cada um desses personagens em inovar e influenciar gerações com suas notáveis ações”, explica.

A coleção também pretende estimular a troca de experiências, despontando como um instrumento para formação das novas redes de arte-educadores. Como resultado dessa potencialidade, já no início de 2014, os educadores que atuam no projeto Arte na Casa realizarão, como parte de seus trabalhos de formação e acompanhamento, uma série de encontros e debates em torno da coleção. Segundo Eleilson Leite, “é importante registrar que o conjunto desses testemunhos compõe um bem cultural que traz em si uma poética, que para além da preservação da história, surge como uma ferramenta de formação, promovendo a reflexão sobre o cenário da arte-educação, que encontra em atuações como a da Ação Educativa e de mais de 20.000 ONGs do setor um belíssimo e duradouro trabalho. Precisamos jogar luz sob a nossa atuação, dos sempre parceiros da academia, exercitando permanentemente a reflexão sobre a nossa produção”, conclui.

Estão entre os entrevistados da coleção Percursos da Arte na Educação: Ana Mae Barbosa (ECA/USP); Antonio Nóbrega (Instituto Brincante); Cesare de Florio La Rocca (projeto Axé); Chico dos Bonecos (artista); Daraína Pregnolatto Guaimbê (Espaço Movimento CriAtivo); Denise Grinspum (Museus Castro Maya); Ilo Krugli (Teatro Vento Forte); Inaicyra Falcão dos Santos (Unicamp); Ingrid Dormien Koudela (ECA/USP); Ivone Richter (UFSM); Joana Lopes (Unicamp); Júlio Carcará (Circo Escola Leite de Pedras); Lucimar Bello (ECA/USP); Maria Cristina Villanova Biazus (UFRGS); Marília Bomfim (SEME – Centro de Multimeios); Paulo Portella Filho (MASP); Pedro Paulo Salles (ECA/USP); Regina Machado (ECA/USP); Rosa Iavelberg (FEUSP); Vânia Leal (Curadoria Educativa do Arte Pará).

A coleção com os 10 DVDs e encarte será disponibilizada gratuitamente às instituições de pesquisa, de memória e educacionais mediante a solicitação a ser encaminhada à Ação Educativa pelo e-mail: arteeducacao@acaoeducativa.org. A tiragem é limitada. Os pedidos devem apresentar a entidade requerente.

Leia mais:

Encontros nos pólos de difusão marcam início das atividades do Projeto Futebol Callejero

Editorial: As Capulanas dão exemplo no acesso a financiamento público de cultura

Ação Educativa inicia projeto sobre a memória da arte-educação no Brasil

 

Comentários: