Notícias
Compartilhar

Ação Educativa lança mapa colaborativo sobre a presença negra no centro da cidade de São Paulo; práticas pedagógicas antirracistas vão ter destaque

Realização da ação é do projeto Rede de Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Do slam nas praças ao comércio de tecidos vindos do continente africano, da memória do poeta abolicionista Luís Gama à disputa narrativa vigente do bairro da Liberdade como um território negro, das delícias encontradas nas Casas do Norte às noites batuqueiras e Bailes Blacks. Registrar a ocupação e a circulação da população negra no território central da cidade de São Paulo é um ato político e antirracista, pois tem como matriz o reconhecimento do protagonismo do povo negro na transformação da paisagem e da vida da cidade e de resistência a seu apagamento da história econômica, social, cultural e religiosa desta região da cidade.

Para marcar esse debate, a Ação Educativa convida para o lançamento do Mapa da Rede Antirracista, uma realização do projeto Rede de Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. O mapa colaborativo é uma ferramenta virtual voltada às educadoras, educadores e demais profissionais que atuam com crianças, adolescentes e jovens. Nosso objetivo é combater o racismo a partir de práticas pedagógicas realizadas por escolas, centros culturais, coletivos e demais organizações da região central de São Paulo. A ferramenta também apresenta marcos de resistência históricos e contemporâneos do centro de São Paulo associados à ocupação e aos fluxos da população negra na cidade.

Para abrir o evento, teremos uma mesa de abertura com a presença de Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa, Márcia Bonifácio, coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA, e Vera Lúcia Benedito, coordenadora da frente de Relações Raciais da Secretaria da Educação do Município de São Paulo.

Em seguida, o debate “A Presença Negra no Centro da Cidade de São Paulo: Marcos e Resistências” contará com a presença do jornalista Abilio Ferreira, organizador do livro “Tebas, um Negro Arquiteto na São Paulo Escravocrata”, Isadora Brandão, coordenadora do Núcleo de Diversidade e Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, e Sueli dos Santos, diretora da EMEF Brigadeiro Faria Lima.

Para a apresentação do Mapa da Rede Antirracista, contaremos Juliane Cintra, coordenadora de Comunicação, Eventos e Tecnologia da Informação da Ação Educativa.

Se você tem interesse em contribuir com o mapa, acesse: http://bit.ly/2GGchqj

Lançamento do Mapa da Rede Antirracista

Data: Quinta-feira, 04/04

17h30 – Mesa Institucional, com Ednéia Gonçalves (Ação Educativa), Márcia Bonifácio (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA) e Vera Benedito (Secretaria da Educação do Município de São Paulo)
Mediação: Ana Paula Maia (Ação Educativa)

18h30 – Apresentação do Mapa da Rede Antirracista, com Juliane Cintra (Ação Educativa)

19h – Debate “A Presença Negra no Centro da Cidade de São Paulo: Marcos e Resistências”, com Isadora Brandão (Defensoria Pública do Estado de São Paulo), Sueli dos Santos (EMEF Brigadeiro Faria Lima) e Abilio Ferreira (autor de “Tebas, um Negro Arquiteto na São Paulo Escravocrata”)
Mediação: Bárbara Barboza (Ação Educativa)

20h – Agradecimentos, com Claudia Bandeira (Ação Educativa)

20h10 – Coquetel

Comentários: