A Ação Educativa e seu Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos agradecem a participação de todas(os) aplicantes ao Edital Democracia Viva. Conforme já salientamos em nota pública, recebemos um grande número de propostas de muita qualidade, o que tornou o processo de seleção mais enriquecedor e desafiador.
As propostas provenientes do edital representam 40% da programação de 2019 e o restante será composto por atividades formativas desenvolvidas pela equipe da Ação Educativa e por uma base de parceiros e parceiras já estabelecida ao longo de nossa trajetória.
A decisão de promovermos um edital público que trouxesse outras propostas formativas para nossa programação está em consonância com o que acreditamos para o Centro de Formação enquanto um projeto de inovação que faz parte de uma estratégia institucional de anúncio, de pesquisa e de experimentação de novas possibilidades formativas, que considerem a integralidade dos sujeitos e dos direitos humanos. Por isso, a palavra chave do Centro é Agregar: agregar pessoas, grupos e instituições para resistir aos retrocessos, para estudar, para conversar, para somar forças, para se repensar, para promover novas leituras e provocações, para se cuidar, para semear esperanças, para construir novas alianças políticas e possibilidades críticas e criativas.
Visamos propostas formativas comprometidas com a promoção de ações transformadoras e a construção de uma cultura democrática que sustente um projeto de justiça radical para o país: com distribuição de renda; superação do racismo, sexismo, LGBTfobia, xenofobia e demais discriminações e violências; valorização das diferenças na igualdade; defesa intransigente da democracia; e transição para um modelo de sociedade sócio e ambientalmente sustentável, crítico ao consumismo e às formas predatórias de relação com a natureza.
Devido a limitação de recursos e espaços, não foi possível acolher mais atividades. No entanto, aquelas que não foram selecionadas estão registradas em um banco de propostas a serem consideradas na Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular 2019 (julho) e em eventuais mudanças na agenda.
Todas(os) aplicantes serão notificadas(os) via e-mail e receberão orientações dos próximos passos. Abaixo apresentamos a lista das propostas selecionadas:
Título da proposta | Representante | Coletivo / Instituição |
Meu corpo de mulher – por que afinal o corpo é político? | Danieli Kovacs Bertolami | x |
Combate Coreográfico | Dança e Autodefesa | Carolina Nobrega da Silva | CiA dXs TeRrOrIsTaS |
Menina ou Mulher: Descobertas em Movimento | Izabel Uliana Martinelli | Coletivo Coral |
O Eu, o outro e o nós: a trama das histórias que nos atravessam na cidade | Coletivo Cria | Coletivo Cria |
MULHEReverbera: VIDA, FALA, ESCRITA | Alessandra Felix de Almeida | x |
Sentir Criar – gestão das emoções e criatividade | Ana Beatriz da Silva Domingues | x |
Lésbicas podem engravidar? Aspectos sobre reprodução, heteronormatividade e políticas públicas | Paula Galdino Cardin de Carvalho | x |
Em tela, os Direitos Humanos: formando formador@s | Rita Cerqueira de Quadros | Cine Sapatão |
A AiD$ em questão: descolonizando o corpo positivo | Luiz Felipe Garcia de Oliveira | Loka de Efavirenz |
Oficina Cantos da Floresta – iniciação ao universo sonoro indígena | Magda Dourado Pucci | x |
Sensibilização do olhar para crianças e adolescentes por meio do cinema | Patricia Guarany Cunha Santos | x |
Como criar e utilizar espaços ao ar livre nas escolas | Estela Cunha Criscuolo | Coletivo Organicidade |
Migrações contemporâneas e a Educação: aportes para a prática pedagógica intercultural | Adriana de Carvalho Alves Braga | x |
Etnomatemática e Territórios Educativos: matemática, cultura e sociedade | Andréia Lunkes Conrado | Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática – GEPEm/USP |
Escrevinhanças: narrativas de professores e professoras | Maria Marta Pinto Argolo | x |
Rum Pi Ilê – territórios lúdicos ancestrais | Piéra Cristine Varin | Rum Pi Ilê |
Futebol de várzea: tempo livre, organização política e o direito à cidade | Diana Mendes Machado da Silva | x |
Estamparia Block Printing – Estéticas Africanas | Adriana Amaral dos Santos | x |
Fotografia e Narrativas Autobiográficas – Especial Carolina Maria de Jesus | Paola Prandini | AfroeducAÇÃO |
Futebol, Arte e Democracia | Queren Emanuele Pereira | CDC – Coletivo Democracia Corinthiana |
Jornalismo e documentário: caminhos da videorreportagem | Pedro Ribeiro Nogueira | Pavio |
Crises e fabulações – cartografias do fim e ativação da imaginação utópica | Ana Luiza Braga de Faria Mello | Instituto Caaeté |
Do direito à cidade às interseccionalidades: teoria e forma de democratização do espaço urbano | Bruno Puccinelli | x |
Com o sangue de quem foram feitos meus olhos?”: um panorama das críticas feministas à Ciência e Tecnologia | Clarissa Reche Nunes da Costa | Coletivo Sanga |
Ponto Cego ou mapa da prisão | Nádia Recioli de Souza | Grupo do Trecho |
Corporalidades, trajetórias e cartografias: a construção da cidadania através da percepção socioespacial | Ana Ligia dos Santos | x |