Notícias
Compartilhar

Ação Educativa mapeia interessados para curso sobre Territórios Culturais Indígenas

A Ação Educativa, por meio da área de Educação e do Centro de Formação, está realizando um mapeamento de interessados no curso “Territórios Culturais Indígenas: saberes, práticas e currículo”. A formação faz parte do projeto Território de Saberes e será oferecida na modalidade a distância, permitindo ampla participação.

O curso tem como objetivo geral aprofundar o entendimento sobre os conceitos e princípios da Educação Escolar Indígena, capacitando professores, professoras, gestores e gestoras de escolas regulares para os desafios da implementação das diretrizes curriculares voltadas à educação indígena no Brasil.

O que você vai aprender?

As pessoas participantes terão acesso a conteúdos essenciais, que incluem:

– As principais legislações e experiências na defesa do direito à educação para os povos indígenas;

– O reconhecimento e a valorização das vivências nos territórios indígenas;

– A compreensão da educação como processo político e ferramenta de resistência indígena;

– O desenvolvimento de práticas pedagógicas que incentivem a valorização das identidades étnicas, suas línguas e conhecimentos tradicionais.

A importância da Lei 11.645/2008

O curso destaca a relevância da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. A implementação dessa legislação é importante para combater estereótipos, fortalecer identidades e garantir o reconhecimento dos povos indígenas na sociedade.

Estrutura do curso

A formação será autoinstrucional e estará disponível na plataforma de educação da Ação Educativa (www.ead.acaoeducativa.org.br). Os módulos incluem:

  • Módulo 1: A luta do movimento indígena por educação e as diretrizes nacionais para a Educação Escolar Indígena.
  • Módulo 2: Lei 11.645/08 – A obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena nas escolas.
  • Módulo 3: Educação Escolar Indígena no Maranhão.
  • Módulo 4: Território de Saberes: conhecimentos e práticas culturais dos povos Krikati, Guajajara e Gavião.

Como participar?

A iniciativa tem foco especial no estado do Maranhão, mas é aberta a interessados de outras regiões. Para ser avisado sobre a abertura das inscrições, basta preencher o formulário no link abaixo:

Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos e contribuir para a valorização das culturas indígenas no ambiente escolar!

Comentários: