Notícias
Compartilhar

Ação Educativa participa de seminário sobre educação de jovens e adultos no México

A Associação Alemã para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (DVV International) organizou, nos dias 08 e 09/12, o seminário “O direito à educação para pessoas jovens e adultas: uma chave para a vida digna?” em colaboração com o Instituto Nacional para a Educação dos Adultos (INEA), instituição pública responsável pela organização dos programas federais relacionados à educação de jovens e adultos no México.

O seminário contou com a presença de cerca de 120 pessoas, sendo grande parte delas educadores/as solidários e formadores/as que atuam na educação de adultos em vários estados do país. A Conferência de Abertura “O direito EPJA e os desafios da política pública em contextos de grande diversidade cultural e desigualdade social” foi realizada por Roberto Catelli Jr., coordenador da unidade de Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa, que também participou de outras atividades.

“O debate centrou-se em torno dos desafios da política mexicana de educação de adultos, buscando colocar em que medida um programa de certificação de exames nacionais como o que se constituiu no México pode ou não estar, de fato, cumprindo com o direito humano à educação para jovens e adultos, em especial, quando nos referimos aos diferentes grupos sociais e culturais presentes no país”, afirma Roberto. Ele pontuou também a necessidade das políticas públicas criarem condições para que os diversos sujeitos possam ter acesso à educação, não tendo que se adaptar a modelos únicos e padronizados.

O seminário é a etapa final do Projeto Derecho EPJA (http://derechoepja.org/), financiado pela Comunidade Europeia e pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Alemão. Além da DVV, participam do projeto várias organizações da sociedade civil mexicanas.

O projeto teve como objetivo criar uma metodologia de avaliação de políticas e investimentos com base no enfoque nos direitos humanos e no processo de incidência política, construindo indicadores de direitos humanos que possam ser aplicados na avaliação das políticas públicas constituídas pelo INEA para jovens e adultos no país.

Comentários: