Notícias
Compartilhar

Ação Educativa prepara mais uma turma de Jovens Agentes pelo Direito à Educação

A turma de 2013 do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE) começou em abril. Participam da formação 11 moças e 9 rapazes. Ao longo de oito meses, eles vão debater temas como direito à educação, políticas públicas da área, qualidade da educação básica e a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.

Esta é a 5ª turma do JADE e, de certa forma, representa uma volta aos primeiros passos do projeto. Diferentemente do ano passado, em que os jovens atuaram mais com o acesso à cultura, equipamentos culturais e sua relação com o acesso ao ensino superior, este ano há um foco em uma intervenção mais direta dos jovens nas escolas.

Como parte da formação de 2013, os jovens deverão elaborar um produto final, uma pesquisa a ser realizada por eles dentro da temática do JADE. “Estamos trabalhando com as questões que os jovens levantam sobre o Ensino Médio para, a partir delas, subsidiar a construção de propostas de políticas públicas, assim como estimular outras formas de reivindicação dos direitos da juventude”, explica Elias Silva, educador do projeto.

O JADE é um projeto realizado pela Ação Educativa voltado para jovens com idades entre 16 e 20 anos, de baixa renda e moradores da Zona Leste de São Paulo. Além dos encontros que acontecem duas vezes por semana na Ação Educativa, os jovens também participam de atividades culturais, educativas e de mobilização em diferentes espaços da cidade de São Paulo.

 

Comentários: