Notícias
Compartilhar

Ação Educativa promove debate no MASP para o lançamento da coleção de vídeos Percursos da Arte na Educação

Projeto traz depoimentos de pesquisadores que possuem mais de 20 anos de trajetória e atuação na arte-educação do Brasil. Encontro vai contar com sessões de exibição de vídeos, seguidas de bate-papo com os entrevistados.

No dia 27 de março, acontece o lançamento da Coleção de Vídeos Percursos da Arte na Educação no MASP, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. O material, composto por dez DVDs e um encarte – produzido com o apoio do Instituto C&A –, reúne depoimentos de 20 arte-educadores e pesquisadores renomados neste campo de atuação no Brasil.

Com curadoria de Rosa Iavelberg, professora da Faculdade de Educação da USP, e Antonio Eleilson Leite, coordenador de cultura da Ação Educativa, o projeto busca preservar a memória da arte-educação no país, evidenciando sua amplitude e diversidade.

O cenário criado pelas entrevistas, que compõe a iniciativa, pretende estimular a troca de experiências, dando voz tanto a educadores, como para importantes atores coletivos, despontando assim como um instrumento para formação das novas redes de arte-educadores.

Os depoimentos contemplaram a presença de importantes figuras da academia, de artistas com trajetória consolidada na Educação Não-Formal e em Organizações da Sociedade Civil, bem como, de profissionais da área de museus.

Estão entre os entrevistados da coleção Percursos da Arte na Educação: Ana Mae Barbosa (ECA/USP); Antonio Nóbrega (Instituto Brincante); Cesare de Florio La Rocca (Projeto Axé); Chico dos Bonecos (artista); Daraína Pregnolatto Guaimbê (Espaço Movimento CriAtivo); Denise Grinspum (Museus Castro Maya); Ilo Krugli (Teatro Vento Forte); Inaicyra Falcão dos Santos (Unicamp); Ingrid Dormien Koudela (ECA/USP); Ivone Richter (UFSM); Joana Lopes (Unicamp); Júlio Carcará (Circo Escola Leite de Pedras); Lucimar Bello (ECA/USP); Maria Cristina Villanova Biazus (UFRGS); Marília Bomfim (SEME – Centro de Multimeios); Paulo Portella Filho (MASP); Pedro Paulo Salles (ECA/USP); Regina Machado (ECA/USP); Rosa Iavelberg (FEUSP) e Vânia Leal (Curadoria Educativa do Arte Pará).

Confira a programação do encontro:

Sessão I – 9h

Tema: Museu

Vânia Leal (Arte Pará, Belém/PA)

Paulo Portella Filho (MASP, São Paulo/SP)

Sessão II – 10h45

Tema: Educação Social

Cesare de Florio La Rocca (Projeto Axé, Salvador/BA)

Daraína Pregnolatto (Guaimbê, Pirenópolis/GO)

Sessão III – 14h

Tema: Arte-educação no Brasil

Rosa Iavelberg (FEUSP, São Paulo/SP)

Maria Cristina Villanova Biazus (UFRGS, Porto Alegre/RS)

Sessão IV – 15h45

Tema: Arte de contar histórias

Regina Machado (ECA/USP, São Paulo/SP)

Solenidade de lançamento

17h – Pronunciamentos

Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa)

Paulo Castro (Instituto C&A)

Andre Fratti Costa (Olhar Periférico)

Rosa Iavelberg e Antonio Eleilson Leite (curadores)

Ato de celebração

18h até às 20h

Inscrições

Para se inscrever, basta preencher um formulário até o dia 26 de março no site acaoeducativa.org.br. Mais informações pelo e-mail comunica@acaoeducativa.org ou pelo telefone (11) 3151-2333, ramais 160 ou 129.

Serviço – Lançamento da coleção de vídeos Percursos da Arte na Educação
Quando: 27 de março a partir das 9h

Local: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo/SP – Telefone: (11) 3251 – 5644

Inscrições pelo formulário

A coleção será distribuída gratuitamente para instituições de pesquisa, memória e educação. Os interessados em recebê-la devem encaminhar e-mail para arteeducacao@acaoeducativa.org.

Mais informações à imprensa

Juliane Cintra

Assessora de imprensa da Ação Educativa

juliane.cintra@acaoeducativa.org

(11) 3151-2333 Ramal: 160

Denise Moraes

RP1 Comunicação

denisemoraes@rp1.com.br

(11) 5501-4636

 

Comentários: