Notícias
Compartilhar

Ação Educativa realiza assembleia anual e aprova 11 novos sócios

A Ação Educativa realizou, na última terça-feira (29), sua 20ª Assembleia Ordinária Anual. A atividade contou com a participação de cerca de 65 pessoas, entre sócios efetivos, funcionários, colaboradores e convidados. O objetivo era apresentar os relatórios financeiro e de atividades de 2011, o plano para 2012 e discutir outras questões relevantes para a organização. Os trabalhos foram coordenados pela doutora Maria Machado Malta Campos, presidente da entidade.

Logo após a abertura, foi realizada uma exposição minuciosa do relatório de contas da entidade no ano de 2011, com informações sobre entradas e despesas realizadas ao longo do ano. Em seguida, foi apresentada uma síntese do relatório de atividades desenvolvidas no período. Ambos documentos foram aprovados pela assembleia.

Em relação aos recursos que entraram na instituição, houve, em 2011, um ligeiro recuo da receita nacional, acompanhado de um pequeno aumento dos valores captados fora do país, contrariando a tendência de 2005 a 2010, de aumento contínuo da participação nacional na receita. Contudo, o valor continua correspondendo à maior parte do orçamento da organização (62,2%).

De acordo com Vera Masagão Ribeiro, coordenadora geral da Ação Educativa, a crise internacional e o novo papel que o Brasil no cenário mundial alteram o direcionamento dos investimentos da cooperação internacional no país. Ela afirma, porem, que a desvalorização cambial do euro e dólar em relação ao real causou grande impacto. “Nos últimos anos, algumas agências tradicionais saíram, mas novos atores entraram; verifica-se concentração em alguns temas e instituições, mas não se pode falar que a cooperação está indo embora do país. Com esse novo destaque para o Brasil no cenário mundial, todos enxergam o país como estratégico”, diz.

Dos recursos nacionais, a maior parte vem de convênios com governos (federal, estadual e municipal), correspondendo a 44% da receita nacional. A segunda maior contribuição na vem de parcerias com institutos empresariais (35% da receita nacional).

Atividades

Na apresentação do relatório de atividade, foram destacadas algumas ações por área de atuação da Ação Educativa. Na área de Cultura, houve destaque para a realização da I Mostra Estéticas das Periferias e para a consolidação do ponto de cultura Espaço Cultural Periferia no Centro, na sede da organização.

Na área de Juventude, o destaque foi a publicação do livro Juventude em Pauta: políticas públicas no Brasil (leia mais sobre o livro aqui), que faz um balanço da constituição no Brasil de uma agenda dirigida a este segmento da população, e a participação da Ação Educativa no acompanhamento de políticas públicas do campo e do Conselho Nacional de Juventude (leia mais aqui).

Já na área de Educação, a participação em conferências e na elaboração de planos, incluindo o Plano de Educação da Cidade de São Paulo; a crítica aos conselhos temáticos, e a articulação com atores para incidência política foram os destaques do último ano; além da sistematização, análise e fortalecimento de metodologias participativas, como o programa Indicadores de Qualidade da Educação (Indique).

Novos sócios

Em seguida, foi feita a aprovação de novos nomes para recompor a diretoria, após a saída voluntária da socióloga Fernanda de Carvalho Papa da Diretoria, e de Marta Elisabete Vieira do Conselho Fiscal. Luciana Guimarães passou a compor a Diretoria e Nilto Ignacio Tatto foi eleito para o Conselho Fiscal. Foram aprovados ainda 11 novos sócios, todos funcionários da Ação Educativa: Aparecida Suelaine Carneiro, Deusira Souza Barauna Cremaschi, Eliane Ribeiro Andrade, Hamilton Farias, Maria Claudia Vieira Fernandes, Michelle Prazeres, Raquel Souza dos Santos, Regina Célia de Oliveira Costa, Renato Márcio Nascimento, Roberto Catelli Júnior e Salomão Barros Ximenes. Debatendo o futuro No segundo momento da Assembleia foi realizado um debate “Rio+20 e os Desafios da Sustentabilidade”, com o biólogo, fotógrafo e ambientalista especializado em Educação Ambiental, João Paulo Capobianco.

Comentários: