Notícias
Compartilhar

Ação Educativa realiza workshops para interessados no VAI 2012

Como acontece todos os anos, em virtude do lançamento do Edital VAI – Valorização de Iniciativas Culturais VAI-2012 pela Secretaria Municipal De Cultura de São Paulo – a Ação Educativa realizou nos dias 17 e 19 de janeiro dois workshops de elaboração de projetos. O público alvo foram os interessados em concorrer no Edital 2012.
Os workshops reuniram muitos interessados em participar do processo. Foram 65 pessoas participantes nos dois dias de oficina, em sua maioria jovens de grupos culturais da periferia.
“Contribuímos para tirar as dúvidas com relação ao edital. Os jovens e as pessoas mais velhas que estavam presentes conseguiram ter um entendimento do Programa VAI e o que se pretende apoiar a partir do edital”, afirma Luiz Barata, assessor da área de Cultura da Ação Educativa.
O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI foi criado pela Lei Municipal nº 13.540/03 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 43.823/03 tem por objetivo promover e valorizar a cultura produzida no município por meio de incentivos financeiros.
Esta é a 9ª edição do programa. Apenas na edição de 2011 foram aprovados 147 projetos, dos quais 145 foram executados, conforme informou Gil Marçal, coordenador do Programa. Segundo ele, os critérios para a seleção de cada projeto estão contidos no Edital, mas também podem ser discutidos caso a caso dentro da Comissão de Avaliação, órgão responsável por se reunir para fazer o acompanhamento de todo o programa.
“São contemplados projetos apresentados e realizados por jovens e em que os jovens estão na condição de sujeitos e não apenas na condição de objeto; principalmente apresentados por grupos e não individuais; principalmente de regiões que tenham poucos equipamentos culturais, que estão na periferia da cidade ou que são apresentados por jovens prejudicados economicamente; e, projetos cujas ações tenham alguma histórica, que já tenham sido realizadas”, explica detalhando.
Neste ano o VAI deve conceder até R$ 23.000,00 a projetos artísticos-culturais do município de São Paulo a ser repassado em até três parcelas a critério da Comissão de Avaliação e de acordo com o cronograma de atividades. A estimativa é que sejam investidos R$ 3.100.000,00 (três milhões e cem mil reais) no total.
As inscrições para o Edital do VAI 2012 se encerram no dia 31 de janeiro.

Comentários: