Fundado em abril de 2009, o Projeto Comunidade Samba do Livro vem representando, no bairro de Pirituba, a força e a resistência cultural na preservação do samba tradicional e na memória de seus grandes mestres.
Oriundo das rodas de samba e festas no quintal da Dona Julia (Matriarca da família Ribeiro), o Samba do Livro foi se desenvolvendo e ganhando forma a partir de influências externas vivenciadas por seus netos. Aos poucos foram percebendo que as manifestações maravilhosas vividas em família poderiam ser reproduzidas para a comunidade.
O conteúdo executado pelos músicos consiste no samba tradicional. Nas edições um/a sambista é homenageado e ganha uma página no livro com um pouco da sua história e biografia, assim batizando o “Samba do Livro”. Já homenagearam Cartola, Candeia, Roberto Ribeiro, Luiz Carlos da Vila, João Nogueira, Clara Nunes, Fundo de Quintal, Mestre Marçal, Bide, Marçal Pai, Mario Sérgio, entre outros.
Também já receberam e acompanharam Keila Regina, Yvani Coelho, Boca Nervosa, Grupo Só Preto, Pedrinho FM, Daniel Tatit, Ederson Melão, Dedê JPA, Klebão (Na Palma da Mão), Luizinho SP, Zé Luiz do Império Serrano, Cleber Augusto (ex-Fundo de Quintal), Toninho Geraes, entre outros artistas e músicos que comparecem no samba.
A roda de samba é composta pelos músicos:
Antônio Paulino da Silva Júnior
Instrumento: Percussão
Douglas Aurélio da Silva
Instrumento: Percussão
Ludgere Guimaraes
Instrumento: Tantanzinho e voz
Márcio Alessandro de Paula
Instrumento: Violão 7 e voz
Valdir Reis de Jesus Júnior
Instrumento: Banjo e voz
Cássio Moraes Pires
Instrumento: Violão e voz
Rafael Felipe Cardoso
Instrumento: Surdo e Tantã
Pedro Henrique Ribeiro dos Santos
Instrumento: Cavaco e voz
Flávio Fernandes Pradela
Instrumento: Cuíca
Davison Francisco Delphino Felisbino.
Instrumento: Pandeiro e voz
Alécio Francisco Felisbino.
Instrumento: Percussão
Data: 08/06/2018, às 19h30.