Notícias
Compartilhar

Aula inaugural do curso “Aprendizado com pesquisa de opinião” reúne professores para debater direito à educação

Teve início no sábado (22/03) a quarta edição do curso de extensão universitária “Aprendizado com Pesquisa de Opinião: Educação como Desenvolvimento Local”, que tem como proposta fornecer subsídios para a utilização da pesquisa de opinião como prática pedagógica.

O curso é fruto de uma parceria entre a Ação Educativa, o Instituto Paulo Montenegro, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste). Voltado para docentes da rede pública, o tema do primeiro encontro foi “O que significa dizer que a educação é um direito humano?”, reunindo cerca de 50 professores e professoras que participarão periodicamente. Os docentes contaram com a presença do Prof. Dr. Elie Ghanem e fizeram seus questionamentos sobre a temática do dia. Confira alguns deles:

“Sendo educação um direito humano, a quem cabe esse dever?”

“Como fazer com que os alunos de hoje se interessem pela educação?”

“O conhecimento e o direito à informação são bens da humanidade?”

“Quando surgiu o direito humano na educação?”

“O que deveria ser feito para que todos tenham acesso à educação de qualidade?

“Educação + direitos humanos + capitalismo. Conciliação possível?”

“Se a educação é um direito, porque encontramos tantos entraves legais para que esse direito seja pleno?”

Além do debate, houve a apresentação do curso e do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), responsável pela coordenação pedagógica da formação. “A metodologia trabalhada no curso pode ajudá-los [professores e professoras] a pensar novas formas de desenvolver suas práticas na escola, de trabalhar de forma diferente”, conta Thaís Bernardes, assessora da unidade Ação na Escola da Ação Educativa e coordenadora do Polo SP do NEPSO.

Para Thaís, o curso também permite que os professores conversem entre si e troquem experiências de suas realidades. “Contamos com o curso como um ambiente formativo, para além das temáticas que trazemos”. Os professores/as vão discutir, ao longo do curso, diferentes temas e progredir nas etapas da pesquisa.

Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) é realizado com escolas públicas de ensino fundamental e médio, em oito estados-polo: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia. No Polo SP, são 45 instituições educativas envolvidas com o programa, em cidades como São Paulo, Atibaia, Jandira, Suzano, entre outras.

Em 2004, iniciou-se a disseminação para países da América Latina e Europa, sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Portugal. O programa baseia-se na ideia de que a pesquisa de opinião tem alto valor pedagógico, porque permite a elaboração de projetos de trabalho com caráter interdisciplinar, envolvendo estudantes e docentes, e cria oportunidades para a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno. Saiba mais em www.nepso.net.

Acompanhe a apresentação do curso aqui.

Leia também:

Confira a lista de selecionados para o curso Aprendizado com Pesquisa de Opinião

Curso sobre uso de pesquisa de opinião como prática educativa está com inscrições abertas

Com seminários para apresentação dos projetos, se encerram as atividades nos polos do Nepso em 2013

XI Seminário Paulista do Nepso acontece na na EE Prof. Moacyr Campos

Comentários: