Notícias
Compartilhar

Bloco Eureca pauta violações da Copa e sai em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Entidades envolvidas com o 3º Mundial de Futebol de Rua, sediado no Brasil, estarão presentes na moblização

Nessa sexta-feira (28), o Bloco de Carnaval Eureca – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente toma as ruas de São Bernardo do Campo novamente. Com as violações de direitos ligadas à realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o bloco pauta esse ano o tema: “Copa do Mundo: uma goleada de violações”. O mote pretende trazer reflexões sobre as consequências da realização de um evento desse porte no país, como a exploração sexual infantil e as grandes quantias de investimento.

Criado em 1991 pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco se consolidou como uma das maiores manifestações de rua do país na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Historicamente, a atividade procura sensibilizar a comunidade e as autoridades, abordando, a cada ano, uma temática relacionada ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8069/1990).

O tema é discutido em oficinas, reuniões com as famílias atendidas, trabalhos de formação e com as entidades que participam da elaboração do evento. Já foram temas do bloco a fome e a violência, a exploração do trabalho infantil, a educação, a garantia de direitos, a internação compulsória, dentre tantos outros.

Mundial de Futebol de Rua

Em 2014, com o tema focado nas violações perpetuadas pela Copa, entidades envolvidas na construção do 3º Mundial de Fútbol Callejero – Futebol de Rua também vão agitar as ruas de São Bernardo. Dentre elas, estão o Projeto Meninos e Meninas de Rua, fundador do bloco, o CEDECA Sapopemba, o UNAS Heliópolis, o CEDECA Interlagos e a Ação Educativa. O Bloco de Carnaval vai ser um dos primeiros momentos de aquecimento do Mundial, importante para fortalecer a rede de entidades organizadoras e ajudar na divulgação da prática.

O 3º Mundial ocorrerá durante os dias 01 a 12 de Julho de 2014, paralelamente à Copa do Mundo, na Cidade de São Paulo. O evento reunirá 28 delegações de 24, dos 64 países que praticam a modalidade esportiva, que parte de uma metodologia baseada em princípios democráticos, de respeito à diversidade e que promove a igualdade de gênero. No Mundial, realizado no Brasil, participarão 300 jovens e cerca de 10 mil pessoas acompanharão o evento.

O Futebol de Rua é jogado com equipes mistas de homens e mulheres. As regras são definidas coletivamente entre as duas equipes e ganha a partida quem mais respeitá-las.  Não há juízes e sim mediadores que atuam para facilitar os processos e não para defini-los.

As regras são organizadas a partir de eixos como cooperação, solidariedade e participação. Desta forma, um gol feito coletivamente, vale mais que um gol surgido do virtuosismo de um (a) único(a) atleta. Jogado assim, o futebol torna-se uma poderosa ferramenta para mediação de conflitos, formação de lideranças, desenvolvimento de grupos, coletivos e organizações de base comunitária.

Conheça o Bloco Eureca.

Acompanhe o samba enredo de 2014!

“Eu tô aqui, com o bloco EURECA na rua. 2014, a luta continua! Investigando de onde vêm tantos bilhões, Copa do Mundo no Brasil: uma goleada de violações”.

Saiba mais sobre o Futebol de Rua.

Bloco de Carnaval Eureca – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente

Data: 28/02/14

Horário: a partir das 13h

Local: São Bernardo do Campo, concentração na Rua Jurubatuba, 1610 – Centro.

Leia mais:

Grafitti em SP é lançado na Livraria Suburbano Convicto na próxima terça-feira (18)

Agenda Cultural da Periferia amplia a equipe e lança novo site em 2014

Dezembro marca o início das atividades preparatórias para o Mundial de Futebol de Rua em São Paulo

Comentários: