Notícias
Compartilhar

Caminhos possíveis para as políticas públicas de juventude e para a tecnologia nesta década

RELATO ENCONTRO 6 – SEMINÁRIO “UM MAPA DOS DESAFIOS PARA O ESTADO DE SÃO PAULO”

Encerrando os encontros do seminário “Um mapa para os desafios do estado de São Paulo”, José Alves da Silva e Sérgio Amadeu debateram educação, juventude e tecnologia. O evento, ocorrido em 9 de março, fez parte do projeto Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020-2030, que está sendo desenvolvido pelo Coletivo 660, representado pela Ação Educativa.

A integra do seminário está disponível no vídeo abaixo e no canal da Ação Educativa no YouTube e do facebook, assim como os vídeos das demais edições.

Em sua fala, o professor da Universidade Federal de São Paulo, José Alves abordou a relação entre educação e juventude falando sobre a contemporaneidade do conceito de adolescência, surgido no começo do século XX, criado a partir da ideia de preparo para a vida adulta.

José utilizou uma perspectiva multidisciplinar para observar o comportamento e desenvolvimento das pessoas adolescentes. Para o professor, que é membro da Rede Escola Publica e Universidade (Repu), fatores observados a partir da psicologia, neurologia, biologia e antropologia são importantes para a formação de políticas públicas relacionadas à juventude e educação.

Em seguida, o professor da UFABC, Sérgio Amadeu, fez uma análise geral do cenário internacional da tecnologia, e a inserção do Brasil neste contexto. Pesquisador de redes digitais e membro da comunidade do software livre, Sérgio afirma que os espaços digitais foram engolidos por um modelo de negócio baseado na coleta de dados. “Sob a lógica neoliberal, empresas concorrem por oferecer serviços e interfaces gratuitas capazes de extrair padrões de comportamento de seus usuários”, define o professor, que também alerta “Se antes, no Brasil, nos buscavam minérios e matéria-prima, hoje, se buscam os dados dos brasileiros”.

Por fim, Sérgio mapeou algumas alternativas para o estado de São Paulo, com relação a soluções digitais desenvolvidas no próprio estado e que podem ser um diferencial muito grande. Seu artigo “A sociedade precisa lançar luz na obscura operação das redes sociais” pode ser lido em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-sociedade-precisa-lancar-luz-na-obscura-operacao-das-redes-sociais/

Agradecemos a todas as pessoas que participaram conosco desta jornada de encontros! Para quem não conseguiu participar de algum, segue a lista completa com os links para as gravações. E esperamos lhes ver nas próximas atividades do projeto: neste ano, ainda temos programados diversos seminários e publicações. Vamos compartilhar as novidades nas redes da Ação Educativa – muito obrigado e até lá!

Comentários: