Notícias
Compartilhar

Campanha de crowdfunding: iniciativa pretende produzir materiais para professores censurados

Professores, advogados e jornalistas lançam campanha de financiamento coletivo para produzir um e-book e um mini-documentário tratando da tentativa de censura em sala de aula

A Ação Educativa em conjunto com o coletivo audiovisual QuatroV e a Rede Escola Pública e Universidade – REPU lançou a campanha de arrecadação de fundos para construir um manual de defesa para professores e escolas agirem em caso de tentativa de censura dentro e fora das salas de aula. O projeto vem em resposta às ações promovidas por partidários do reacionário movimento “Escola sem Partido”.

Em 2016 ganhou expressiva repercussão o lançamento da coletânea “A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso”, pela Ação Educativa. Em 2017 também foram lançados pelo QuatroV alguns textos e vídeos curtos que viralizaram nas redes sociais e geraram uma avalanche de pedidos de apoio e de informações por parte de professores e educadores que querem saber como se defender caso sofram tentativa de censura na escola.

O propósito é reforçar e disseminar a defesa dos princípios constitucionais e legais do ensino, especificamente a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; [o] pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; [e a] gestão democrática do ensino público” (Constituição, art. 206), além da autonomia pedagógica das escolas (LDB, art.15).

A campanha pretende arrecadar 20 mil reais e produzir um mini-documentário e um e-book que servirá de guia de defesa para docentes e escolas. Ambos os materiais ficarão disponíveis na internet. Assim, qualquer educador que necessitar de ajuda em caso de tentativa de censura, poderá acessar um compilado de informações úteis gratuitamente e com isso participar ativamente da mobilização em defesa do direito à
educação.

Serviço:
O que: Professores se juntam a advogados e jornalistas e realizam financiamento coletivo para produzir manual de defesa contra censura nas escolas.
Onde: Brasil todo
Quanto: a campanha vai até final de fevereiro de 2018 e o Manual será lançado em junho.
Para saber mais clique aqui.
Realização: Ação Educativa, Rede Escola Pública e Universidade, Agência Pressenza e QuatroV.

Comentários: