Notícias
Compartilhar

Campanha promove tuitaço contra o adiamento do Plano Nacional de Educação

Mobilização virtual acontece durante toda a semana. Deputados/as que não retirarem a assinatura do recurso 162/2012 irão receber o selo de “Inimigo da Educação”

Após coletar mais de 6,5 mil assinaturas em petição online contra o Recurso 162/2012, que adia a tramitação do Plano Nacional de Educação, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação chama toda a sociedade brasileira para participar de tuitaço que exige o envio do PL 8035/2010 (novo Plano Nacional de Educação) imediatamente para o Senado.

O objetivo do tuitaço é pressionar os 80 deputados que assinaram o recurso a retirarem sua assinatura, por meio de requerimento coletivo. Se for antes ao Plenário da Câmara dos Deputados, além de atrasar ainda mais a tramitação da matéria, corre-se o risco de haver retrocessos no conteúdo do Plano. Vale destacar que o novo PNE foi analisado na Câmara dos Deputados durante 18 meses, por meio de Comissão Especial e audiências públicas com todos os segmentos do setor por todo o país. Se for a Plenário, o Brasil pode continuar sem diretrizes e metas na área por, pelo menos, mais um ano. O último Plano Nacional de Educação terminou em 2010.

Audiências com lideranças

Uma comitiva do movimento “PNE pra Valer!” irá a Brasília nas próximas quarta e quinta-feira (4 e 5/9) para entregar às lideranças da Câmara dos Deputados petição com mais de 6,5 mil assinaturas que pede a derrubada do recurso 162 e o envio do PNE diretamente para o Senado.

Estão sendo solicitadas audiências com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), com o presidente da Comissão de Educação e Cultura, Newton Lima (PT-SP) e com o deputado Lelo Coimbra (PMDB – ES), que presidiu a Comissão Especial do PNE. O grupo também quer entregar a petição aos líderes dos partidos que assinaram o recurso 162, que são: PSD (28), PT (18), PMDB (10), PSC (6), PP (5), PDT (3), PR (3), PTB (3), PRB (2), PMN (1) e PRTB (1).

Como participar

Veja aqui a lista das contas de Twitter dos deputados que assinaram o recurso 162/2012 e instruções para participar do tuitaço. Acesse também os e-mails dos deputados que não possuem conta de Twitter e sugestão de texto para pressão por e-mail.

Leia também:

Dilma diz concordar com necessidade de 10% do PIB para educação pública
Plano de Educação de São Paulo é tema de seminário na Câmara

Grupo de deputados tenta adiar aprovação do PNE
Sociedade brasileira comemora aprovação dos 10% do PIB para a educação pública

 

Comentários: