Notícias
Compartilhar

Centro de Formação lança edital de propostas formativas para 2019

Prazo de apresentação de atividades vai até 25 de novembro

Foto: Structures (1972) - Manuel Casimiro (1941) - Flickr/Pedro Ribeiro Simões

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos abre nesta segunda-feira (05/11) o edital público “Democracia viva: alimentando perspectivas e esperanças”. O objetivo é receber propostas de atividades formativas para compor sua programação anual de 2019 (março a novembro). Organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, educadoras e educadores independentes, ativistas e outros atores que afirmam a importância dos direitos humanos estão convidados/as a se inscrever.

Os/as candidatos poderão/as apresentar até duas propostas, que devem ser atividades formativas de curta duração, com uma carga horária total de 03h a 12h. As selecionadas por meio do edital irão compor de 30% a 40% da programação do ano que vem.

“Em um momento tão desafiante do país, o ‘Edital Democracia Viva’ representa a aposta em agregar pessoas, coletivos, ideias e propostas criativas que semeiem possibilidades, novos olhares e esperanças”, destaca Denise Carreira, coordenadora do Centro de Formação da Ação Educativa.

As propostas serão analisadas por uma comissão da Ação Educativa, de acordo com o perfil dos proponentes – propostas advindas de coletivos juvenis, negros, LGBTs, periféricos e/ou feministas serão valorizadas; assim como serão avaliados: adequação aos objetivos e à proposta programática do Centro de Formação; histórico e experiência da instituição, do coletivo ou das formadoras/es; inovação da atividade; viabilidade; e capacidade de engajamento do proponente na divulgação e mobilização de públicos.

Lançado em 2018, o Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos é uma iniciativa da Ação Educativa – em parceria com um arco amplo de parceiros, entre organizações do campo de defesa de direitos, universidades, centros de estudos, entre outros, coletivos –  a fim de sistematizar e oferecer uma programação anual de atividades formativas e faz parte de uma estratégia institucional não somente de resistência aos recentes retrocessos no campo dos direitos e da ordem democrática, mas como espaço de anúncio, de pesquisa e experimentação de novas possibilidades de educação, que considerem a integralidade dos sujeitos e dos Direitos Humanos.

Calendário:
Prazo de apresentação: entre 05 e 25 de novembro de 2018
Divulgação das propostas selecionadas: 10 de dezembro de 2018

ACESSE O EDITAL COMPLETO AQUI

Comentários: