Notícias
Compartilhar

Centro de Formação propõe programação anual de cursos relacionados às agendas de Direitos Humanos

A iniciativa da Ação Educativa, voltada para a promoção de atividades formativas, oferta cursos sobre inúmeros temas, dentre eles relações raciais e de gênero na educação, perspectivas feministas e feminismo negro, literatura e artes visuais e juventude

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos, da Ação Educativa, está com inscrições abertas para os cursos que acontecerão durante o mês de junho. A iniciativa pretende ofertar uma programação anual com atividades formativas presenciais e remotas, contemplando agendas como relações raciais e de gênero na educação, perspectivas feministas e feminismo negro, literatura e artes visuais e juventude.

A fim de ampliar as possibilidades de participação do público, desde 2020 o Centro de Formação veio construindo e implementando seu modelo de educação à distância, partindo dos princípios da educação popular. O projeto já alcançou inúmeros estados, chegando em mais de 191 municípios do Brasil. Em dois anos, promoveu mais de 20 ações com a participação de mais de 1.400 educandos/as. Em 2023, além de retomar as formações presenciais, o Centro dá continuidade à proposta de ofertar cursos no formato remoto. “Os cursos e oficinas do Centro de Formação propõem espaços de reflexão e construção do conhecimento a partir de vários temas de direitos humanos. Esse ano teremos uma experiência inédita com formações presenciais e a distância concomitantes”, afirma Denise Eloy, coordenadora do Centro de Formação.

Parte dos cursos que vão ser ofertados na programação anual foram selecionados por meio do Edital Democracia Viva 2023: construindo utopias e alimentando esperanças. A terceira edição do edital recebeu 84 propostas e, além das que foram selecionadas, compusemos um banco de atividades com outras que enxergamos potencial e consonância com nossa missão institucional, mas que no momento não conseguimos acolher devido às limitações de espaço, recursos e agenda.

Confira a grade de cursos com inscrições abertas:

CURSOMODALIDADEINFORMAÇÕES
TERÇAS INSURGENTES: Literatura Africana Francófona: Mulheres em focoPRESENCIALSAIBA MAIS
Decolonizando a história LGBTQIAP+: Transcestralidades Brasileiras e Latino-AmericanasEADSAIBA MAIS
Grêmio Estudantil: subversão, resistência e futuroPRESENCIALSAIBA MAIS
Pensamento visual e facilitação gráfica para a construção de Direitos HumanosPRESENCIALSAIBA MAIS
Comentários: