Notícias
Compartilhar

Centro de Formação realiza 1ª edição online do curso História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente

A formação acontece entre os dias 19 de outubro e 15 de novembro e as vagas são limitadas

A edição online do curso História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente é composta por quatro módulos semanais, com videoaulas e materiais complementares. Teremos fóruns de discussão e três webinários, ao longo do curso, para trocas ao vivo com o formador e entre os participantes. 

O curso promove o conhecimento da produção tecnológica dos povos africanos e descendentes na diáspora que por séculos foi ocultada, contribuições científicas, tecnológicas e inovadoras que mulheres e homens de origem africana e da diáspora legaram e têm dado à humanidade ao longo da história.

No início de 2020, realizamos a terceira edição presencial do curso, com o professor Carlos Machado. Ao longo das edições, contamos com mais de 100 participantes, entre professores/as, pesquisadores/as, ativistas e interessados/as em geral. Vale destacar que essa edição online é um recorte de todos os conteúdos apresentados na edição presencial. Nosso objetivo é aprimorar, cada vez mais, essa experiência.

Datas: de 19/10 a 15/11 – os módulos serão liberados semanalmente e podem ser assistidos de acordo com a disponibilidade de cada participante
Webinários: 19/10, 26/10 e 09/11, das 19h às 21h, via plataforma Zoom
Investimento: R$150,00*
Inscrições: www.ead.acaoeducativa.org.br

*O Centro de Formação tem uma política de bolsas. Para solicitar, é só acessar o site www.ead.acaoeducativa.org.br, preencher o formulário de cadastro, marcando a opção de solicitação de bolsas. Analisaremos as respostas e entraremos em contato.

Sobre o formador

Carlos Machado/Gyasi Kweisi Mpfume é bacharel, licenciado e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Ex-bolsista do Programa de Bolsa de Pós-graduação da Ford Foundation (USA), é professor de educação básica da Secretaria Municipal de Educação (SME-PMSP), autor dos livros Gênios da Humanidade – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente ( DBA Editora, 2017, esgotado) e Wakanda Para Sempre – Tradições Africanas Milenares Decifradas para Entender o Filme Pantera Negra (Amazon,2019), articulista da revista Raça Brasil, palestrante e deputado do Estado da Diáspora Africana (SOAD-UK).

Sobre o Centro de Formação

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos é uma iniciativa que visa oferecer uma programação anual de atividades formativas como parte de uma estratégia institucional da Ação Educativa de resistência aos retrocessos no campo dos direitos e da ordem democrática que se intensificaram no Brasil a partir de 2016. Em aliança com várias universidades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, a partir de 2018, passamos a oferecer uma programação regular de atividades que podem ser acessadas por nossa política de financiamento solidário.

Já oferecemos mais de 80 atividades formativas presenciais ao longo dos dois últimos anos, em uma rede com cerca de 200 educadores/as. A partir deste semestre, iniciamos uma nova fase de formações. A Ação Educativa entende que este momento de reposicionamento do Centro de Formação anuncia uma nova fase, com o objetivo de alcançar lugares e pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho, mas que têm os mais variados interesses e inserções no campo dos direitos humanos. Nossa perspectiva é construir uma abordagem da educação a distância com base nos princípios e acúmulos da educação popular em direitos humanos.

Comentários: