Notícias
Compartilhar

Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares relembra os 25 anos do acidente com césio 137

Foi realizada no último dia 13 de setembro, em São Paulo, uma coletiva de imprensa, organizada pela Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares, para relembrar a tragédia com o césio 137 em Goiânia. O acidente radioativo, que contaminou milhares de pessoas, aconteceu 25 anos antes, no dia 13 de setembro de 1987.

A Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares anunciou, na coletiva, que vai acionar o governo, com base na Lei de Acesso à Informação, para saber os riscos da radioatividade nos depósitos de lixo atômico e também os planos de segurança do governo em caso de acidente nas usinas de Angra dos Reis.

O evento foi mediado por Chico Whitaker, um dos animadores da Coalizão, e contou com a participação de Pedro Torres, do Greenpeace; Maurício Piragino, da Escola de Governo de São Paulo; Ademar Sato, monge budista que visitou Fukushima depois do acidente; Célio Berman, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP; Fernanda Giannasi, engenheira de saúde do trabalhador do Ministério do Trabalho; Vera Santa Cruz, médica do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Santo Amaro; e Milton Oliveira, da Associação dos Trabalhadores Expostos à Energia Nuclear.

A coletiva foi transmitida ao vivo pela Internet e a íntegra registrada em vídeo. Assista abaixo:

{youtube}BauCz0F0Ujw{/youtube}

{youtube}phX0p5DhNMg{/youtube}

{youtube}PEZdzV0xrXs{/youtube}

{youtube}wc9ss_89Vg8{/youtube}

{youtube}LaFWbVEaXow{/youtube}

{youtube}ov3UWijWTWU{/youtube}

Leia também:

Rede cria mobilização contra o uso de energia nuclear no Brasil

Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares abre vaga de estágio

Comentários: