Notícias
Compartilhar

Coleção Campo Aberto é aprovada no programa nacional de livro didático

Resultado da parceria entre Ação Educativa e Editora Global, obras integram lista do PNLD Campo, de 2016 a 2018

Depois de passar por uma grande reformulação ao longo de 2014, a coleção didática Campo Aberto foi habilitada para participar do Guia de Livros Didáticos do PNLD Campo 2016.

A coleção será utilizada, conforme estabelece o edital do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE), no atendimento às escolas em áreas rurais que ofereçam os anos iniciais do ensino fundamental nas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Ao todo foram duas aprovações em uma para Ação Educativa a Editora Global. De um lado, a comissão julgadora da coleção didática seriada apontou para a articulação entre práticas culturais e o universo simbólico das comunidades campesinas.

Segundo a comissão julgadora, a obras se destacaram por conta da ampla cobertura de temas significativos de expressões da cultura popular, da valorização das diferenças e da pluralidade social e cultural brasileira – retratando assim também populações afro-descendentes e indígenas – e pela articulação entre práticas culturais e o universo simbólico das comunidades campesinas.

As avaliadoras entenderam que a coleção respeita os modos de vida das crianças e valoriza as suas vivências cotidianas. Para mais informações

Outro ponto central foi o título Culturas e Regiões do Brasil, definido como exemplo de articulação das experiências locais e regionais, bem como dos processos históricos mais gerais. A obra, que concorreu na categoria Livro Regional, possibilita o estabelecimento de vínculos entre práticas escolares e saberes dos sujeitos do campo, de acordo com o parecer.

Leia mais:

Nota pública de repúdio à Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo em decorrência da ausência de representação em audiência pública para discutir o Plano Estadual de Educação nas Prisões
Manual do Educador da Coleção Viver e Aprender está disponível para download
Fórum prorroga prazo para votar proposta de plano estadual de educação de SP

Comentários: