Os encontros começaram ainda no início de novembro, já com XI Seminário Paulista do Nepso, realizado na EE Prof. Moacyr Campos. Os demais polos nacionais e da América Latina – Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Bahia, Argentina, Chile, México, Colômbia e Peru – também se reuniram para conhecer os inúmeros projetos locais construídos a partir da metodologia Nepso.
Em São Paulo, o evento contou com atividades culturais, como o espetáculo de dança do ventre, promovido pelo Espaço Salihan de Dança e Cultura, sob coordenação da Profa. Andrelissa Ruiz, que também trouxe atividades de contação de histórias. Além da feira de exposição das pesquisas, o que facilitou ainda mais a interação entre todos os envolvidos que visitaram os estandes.
Cada local assume uma dinâmica própria para troca das experiências. No Chile, além das apresentações, o seminário contou com um convidado externo para analisar as implicações dos projetos de acordo com o que foi apresentado no Congresso. Em Rio Bonito, crianças entre 6 e 13 anos explicaram suas pesquisas, mostrando os gráficos produzidos – de próprio punho – pelas turmas.
Maria Marcela Silveira, jovem que coordenou uma das salas no encontro paulista, destaca a oportunidade de rever antigos companheiros de projeto, já que em sua adolescência participou de uma das turmas que elaborou projetos de pesquisa. “É muito bacana perceber a importância do Nepso para minha formação, algo que sempre esteve claro pra mim e se consolidou com o convite feito pela equipe da Ação Educativa para coordenar um dos debates. Foi muito bacana mediar à exposição e também contribuir com os projetos, trazendo um pouco da minha trajetória no Nepso”, comenta.
Já Willian Eiji Pereira Yamamoto – outro jovem que também participou do Nepso e esteve na coordenação de uma das rodas de conversa em São Paulo – ressalta esses momentos de troca como sendo fundamentais, uma vez que fortalece a atuação dos grupos de trabalho. “Foram muitas ideias e sugestões trazidas pelos adolescentes, certamente boa parte delas desencadearam mudanças nos processos de elaboração e encaminhamento do conhecimento produzido por meio dessa metodologia.”
Para conhecer ainda mais sobre os resultados apresentados nos pólos acesse aqui o site do Nepso.
Leia também:
XI Seminário Paulista do Nepso acontece na na EE Prof. Moacyr Campos
Com o tema “Olhar a prática: um exercício de reflexão”, Rede Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) realiza seu décimo congresso na cidade de Nazaré Paulista
XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível