Notícias
Compartilhar

Comitê de Cultura de SP marca presença no 1º Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília

Evento reforça o papel estratégico das políticas públicas de cultura na reconstrução do país

O Comitê de Cultura de São Paulo participou, entre 16 e 19 de novembro, do 1º Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, que reuniu cerca de mil pessoas, entre Agentes Territoriais de Cultura, organizações da sociedade civil e representantes dos Institutos Federais de todas as regiões. O encontro teve como foco promover formação, fortalecer a integração entre os comitês e refletir sobre os resultados alcançados pelo Programa no período, reafirmando a centralidade das políticas públicas de cultura para o desenvolvimento social e democrático do país.

Desde 2024, a Ação Educativa coordena o Comitê de Cultura no estado de São Paulo, em parceria com a APPRECABA (Araraquara), a Unijovem (Marília) e o Museu Caiçara (Ubatuba). Somente em São Paulo, o Programa já envolveu mais de 30 mil pessoas em ações de formação e mobilização, fortalecendo a presença da cultura nos territórios e ampliando o acesso às políticas públicas.

No dia 17, os participantes acompanharam a cerimônia de assinatura do Plano Nacional de Cultura, conduzida pelo presidente Lula e enviada ao Congresso Nacional. Na mesma ocasião, foi instituída a Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura (CIT/SNC). A cerimônia contou com a presença das ministras Margareth Menezes e Gleisi Hoffmann, além da primeira-dama Janja Lula da Silva, e contou com representação dos comitês de cultura de todo o país.

Entre as falas da cerimônia, destacou-se o depoimento emocionado da agente territorial paulista Maja Gabriel. “Eu sou uma travesti e sei que corpos como o meu raramente chegam ao Palácio do Planalto. Estar aqui com tantas pessoas diversas e plurais, vindas de todos os cantos desse país, já é prova de que o Brasil que estamos reconstruindo já é maior que os limites que tentaram nos impor. Quando eu cheguei no Programa Nacional dos Comitês de Cultura eu finalmente vivi um projeto de Estado que reconhece os meus passos, a minha história, meu corpo e meu território. O PNCC transformou a minha vida.”, declarou.

As coordenadoras do Comitê de Cultura de SP, Alessandra Laurindo, Carolina Barbosa e Marília Fróis, também participaram do evento, onde compartilharam as práticas e experiências desenvolvidas em seus territórios, reforçando o impacto das políticas culturais no fortalecimento da cidadania e da vida comunitária.

Foto: @andersondcoutinho

Comentários: