Como um espaço que se pretende aberto à reflexão, proposição e pluralidade, a conferência é aberta a pesquisadores, professores, estudantes, membros de movimentos e organizações sociais e políticas, quadros da gestão pública em relações internacionais e todos os interessados nos temas da política externa brasileira e nos debates relativos à inserção do Brasil no cenário regional e global.
Nos quatro dias de evento, haverá palestras, debates e oficinas com dirigentes governamentais, lideranças políticas e sociais, acadêmicos e estudantes (veja aqui a programação completa).
A abertura da conferência terá uma palestra sobre os cenários e desafios da Política Externa Brasileira com o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. No segundo dia, serão abordados temas relativos à inserção internacional do Brasil frente aos desafios globais e às novas dinâmicas de integração.
A cooperação internacional para o desenvolvimento é o tema da segunda mesa da quarta-feira (17), com participação de Sérgio Haddad, coordenador da unidade internacional da Ação Educativa. As relações entre Política Externa e Defesa, as recentes coalizões internacionais, além de mesas de debate sobre o Meio Ambiente, Soberania e Direitos Humanos e relações com a sociedade civil também serão temas de debate neste dia.
O dia de encerramento, quinta-feira, começa com a mesa de diálogo: “O futuro da Política Externa Brasileira: desafios e perspectivas”, com participação de Vera Masagão, coordenadora geral da Ação Educativa e diretora da Abong. Haverá ainda uma palestra com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o título “Brasil no Mundo: mudanças e transformações”.
Participação
As vagas para participar presencialmente “Conferência Nacional 2003-2013: Uma nova política externa” já estão esgotadas, mas será possível acompanhar as mesas em transmissão ao vivo pelo site da conferência e ver a cobertura pelo Facebook e Twitter.
O GRRI
A crescente inserção internacional do Brasil tem incentivado o aumento dos debates sobre como a participação brasileira tem se realizado e as novas dinâmicas e relações no cenário internacional. O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GRRI) se constituiu, em 2012, com o objetivo de formar um espaço de reflexão e produção acerca da nova inserção internacional brasileira, que possa colaborar para a construção de uma política externa democrática, justa e inclusiva.
O grupo é formado por intelectuais, pesquisadores e lideranças sociais, sindicais e políticas vinculados ao campo progressista, que se reúnem periodicamente para refletir sobre o tema. A Ação Educativa é parte do grupo através da participação do coordenador da unidade internacional, Sérgio Haddad.
Mais informações sobre o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais e sobre a Conferência em blogbrasilnomundo.wordpress.com.
Leia também:
Política externa brasileira será tema de conferência nacional no ABC paulista
Ação Educativa traz metodologia do Futebol “Callejero” para São Paulo
Espaço da sociedade civil na governança internacional é tema de seminário na Ação Educativa