Notícias
Compartilhar

Confira os artigos produzidos pelos participantes do Curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos

Uma grande roda de trocas, na qual pessoas atuantes em diferentes campos trouxeram suas experiências, tentativas e, sobretudo, a vontade de reverter desigualdades que marcam a educação brasileira. É assim que a equipe do curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos sintetiza a experiência da formação promovida pela Ação Educativa em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp).

A partir dos encontros e debates realizados entre outubro e dezembro de 2012, os educadores, gestores escolares e educacionais, estudantes, lideranças populares, jornalistas e ativistas de movimento sociais e de organizações não governamentais que participaram da formação foram convidados a produzir relatos e reflexões em torno da temática da educação e das relações raciais.

No blog da Formação em Direitos Humanos e na listagem abaixo, você poderá ter acesso a estes artigos. São discussões sobre material didático, religião, ações afirmativas, abordagem policial do sujeito negro, música, racismo institucional, racismo nas relações interpessoais, preconceito, discriminação, quesito raça/cor, identidades, etnocentrismo, educação infantil, mídia, interdisciplinaridade, trajetórias, histórias e experiências que ajudam a desvendar as facetas do racismo à brasileira. Boa leitura!

Artigos

Diversidade Cultural na Escola: A tarefa por fazer Por Adriana da Silva“Religiosidade – Para a nação afrodescendente, religiosidade é mais do que religião: é um exercício permanente de respeito à vida e doação ao próximo.” Leia mais!

Educação, alteridade e respeito à dignidade humana do negro na abordagem policial Por Airton Edno Ribeiro“O cidadão que ingressa na Polícia Militar do Estado de São Paulo, desde o primeiro momento, já é designado policial militar, mas há a necessidade de adaptação à vida militar e à nova profissão policial que exercerá, e aí entra o papel das escolas policiais-militares, que é de oferecer formas de ajustes do homem à sua nova vida, para se tornar cidadão militar e policial.” Leia mais!

A lei 10.639 e as relações interpessoais na sala de aulaPor Aparecida das Graças Geraldo”Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Leia mais!

A fórmula mágica da assimilação e/ou diluição do racismo nas periferias: Depoimento de uma periféricaPor Denise Rosa Bergamo“Falo como cidadã brasileira, pertencente a uma árvore genealógica tipicamente brasileira: miscigenada. Falo como residente de uma comunidade tipicamente brasileira: pobre. Com todas as deficiências que o poder público perpetua desde sempre.” Leia mais!

Educação e Relações Raciais no cotidiano familiarPor Elizete Maria Guilherme“Penso que a educação antirracista inicia-se no grupo familiar. Para praticá-la a família deve apropriar-se dos conhecimentos produzidos para uma educação multicultural, este foi o caminho que escolhi quando li o parecer da lei 10.639.” Leia mais!

Identidade e cultura: reflexões sobre auto identificação racial no BrasilPor Evandro Finardi Sabóia“Sem identidade, somos um objeto da história, um instrumento utilizado pelos outros, um utensílio. E a identidade é o papel assumido: é como numa peça de teatro em que cada um recebe um papel para desempenhar.” Leia mais!

Racismo InstitucionalPor Jorgina Maria da Rocha“Alguns pensadores, principalmente da educação, estão discutindo a questão do racismo institucional, principalmente no sistema educacional brasileiro, que contribui para a manutenção do segregacionismo e abandono dos alunos negros.” Leia mais!

Cotas sim! Universidade para maioria, sim!Por Laranja Janaina Lopes Corrêa“Os movimentos sociais, em especial o movimento negro, trouxeram à baila a discussão de políticas de inclusão, exercendo pressões para que essas questões sobre exclusão social fizessem parte das agendas políticas, fóruns de mobilização e manifestações sociais.” Leia mais!

A Interdisciplinaridade e a Transversalidade na abordagem da educação para as Relações Étnico-Raciais Por Leila Maria de Oliveira“A temática Educação para as Relações Raciais, ganha escopo depois da promulgação da Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’.” Leia mais!

Educação Infantil: desigualdades de idade e raça, um grande desafio a ser conquistadoPor Marta Lúcia da Silva e Rosana Capputi Borges“No Brasil temos observado a convivência de desigualdades sociais e raciais, através de dados estatísticos IBGE 2010, que revelam que os negros são penalizados e discriminados, em várias esferas da vida social e principalmente no plano da Educação, enfrentando as maiores dificuldades no acesso, permanência e ensino de qualidade.” Leia mais!

“Professora, ainda posso mudar de cor?”: As crianças pequenas e suas impressões sobre as relações raciais na escolaPor Míghian Danae Ferreira Nunes“Sou professora de educação infantil há oito anos e tenho trabalhado em algumas escolas da rede pública da cidade de São Paulo. Não é novidade a constatação de que as crianças negras estão em sua maioria, nas escolas públicas. Meu contato com muitas delas, com as coisas que falam e sentem, com aquilo que conseguem expressar, não apenas em palavras, mas em desenhos, sorrisos e gestos, fez-me ter o desejo de registrar estas expressões infantis diretamente relacionadas ao tema das relações raciais e educação, posto que o material sobre este tema com crianças pequenas é quase inexistente.” Leia mais!

Identidade: importância e significados Quem sou eu? O que eu quero? Qual meu lugar no mundo?Por Nayara de Souza Araújo“O que define um povo não é a demarcação territorial, a cor de sua pele ou sua língua, mas sim um conjunto de características (políticas, sociais, etc.) que faz dele um grupo identidário, diferenciando-o de outros grupos.” Leia mais!

Resenha do curta-metragem “Cores e Botas”Por Renato Adriano Rosa“Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apóia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma Paquita negra no programa da Xuxa.” Leia mais!

Como pode a Geografia viver fora nessa fria!Por Shirley Roberta“Costumo dizer que anos pares são os piores. Não gosto de 1° de janeiro desses anos. 2012 pensei logo, nada dará certo, será tudo complicado, darei um passo a frente e dez para trás.” Leia mais!

Racismo no BrasilPor Tatiana Cavalcante de Oliveira Botosso “A segregação sócio-econômica que os negros sofrem no Brasil está naturalizada nas relações de poder e subordinação e pode ser denominada como racismo, uma vez que se afirma de maneira sistemática e institucional a superioridade de um grupo racial.” Leia mais!

Educação, Relações Raciais e Direitos HumanosPor Thellma Figueiredo de Souza“Para haver reparação, reconhecimento e a valorização da constituição da população negra em nosso país far-se-á mister, talvez por ainda muitos anos, um trabalho intencional, sistemático e contínuo.” Leia mais!

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aulaPor Vanessa Couto Silva“Este trabalho buscará uma problematização do avanço do funk dito carioca, mas que hoje também já ocupa as periferias de São Paulo e as escolas públicas e fará isso considerando o mesmo como uma manifestação cultural vinda das camadas mais periféricas da população e que por isso infelizmente sofre muito preconceito.” Leia mais!

Leia também:

Com banquete afro, Ação Educativa encerra o curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos

Aula pública promove debate sobre a Lei 10.639 e os desafios para superar o racismo na educação

Veja os principais conceitos abordados no curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos

Entrevista: Por que o racismo é um obstáculo à garantia do direito à educação?

Comentários: