Notícias
Compartilhar

Conheça a importância do monitoramento participativo dos planos de educação – e como concretizá-lo

Novo folheto da iniciativa De Olho nos Planos indica sete passos para realizar um monitoramento participativo efetivo

Tornar os planos conhecidos, fortalecer as instâncias de participação e de controle social em educação, realizar conferências de educação, organizar e publicizar informações sobre o atendimento educacional e promover a autoavaliação participativa das unidades educacionais. Essas são algumas das ações que garantem que o monitoramento do cumprimento das metas dos planos de educação seja feito por meio da participação e do controle social. Essas e outras dicas estão presentes no novo folder Monitoramento participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação.
Lançado pela iniciativa De Olho nos Planos durante o XXVI Encontro Nacional da Uncme, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro em Palmas, no Tocantins, o documento tem como objetivo subsidiar fóruns e conselhos de educação, secretarias, escolas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos em geral nessa discussão da luta pela gestão democrática na educação.
“O folheto subsidia a ação de todas as instâncias responsáveis pelo monitoramento dos Planos de Educação e da sociedade em geral. Ele é importante porque orienta gestores(as), conselheiros(as), membros dos fóruns de educação, ativistas de movimentos sociais e da sociedade civil na condução do monitoramento participativo dos Planos. O controle social das políticas públicas educacionais é condição para a garantia do direito à educação, mas ele depende da promoção de situações que organizem e facilitem a participação popular e da mobilização da sociedade para que que todos e todas tenham voz no debate educacional”, explica Claudia Bandeira, assessora da Ação Educativa.
Acesse o folder* Monitoramento participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação aqui!
*Em breve estará disponível o download gratuito do arquivo em alta resolução para impressão em gráfica. Caso queira o arquivo em alta para impressão, encaminhe um email para contato@deolhonosplanos.org.br.

Comentários: